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Type: TESE
Title: O ideario do progresso no discurso politico educacional : uma analise discursiva das relações de poder-saber /\ c Marcia Aparecida Amador Mascia
Author: Mascia, Marcia Aparecida Amador
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Coracini, Maria Jose R. Faria
Abstract: Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo o Discurso Político Educacional (D.P.E.) em um recorte específico constituído pelos documentos curriculares de ensino de Língua Estrangeira (Inglês) no estado de São Paulo a partir da década de 80. Partimos da hipótese de que o D.P.E. se encontra atravessado pelo ideário de progresso que o coloca como veículo do bem social e da busca da verdade, o que se evidencia pela imbricação de relações de poder-saber. O arcabouço teórico-metodológico desta pesquisa se situa na convergência da Análise do Discurso de Linha Francesa e da Desconstrução que visa a proceder à análise da materialidade lingüística a partir das condições de produção. Pela análise concluímos que o funcionamento discursivo aponta para a existência de um jogo dicotômico que se constrói no eixo ausência versus presença (de progresso), atravessado pelo ideal de completude. O discurso se sustenta pela Ideologia Positivista que permeia as relações de poder-saber na Educação. Concluímos, também, que, apesar dos documentos focalizados veicularem mudanças e transformações em nível pedagógico e social, visando à inclusão dos excluídos, eles operam, na verdade, no sentido da manutenção das relações de poder-saber, promovendo, apenas, mudança dos mecanismos. Mas, como toda voz de poder traz o eco do contra-poder, verificamos, finalmente, formas de significação de resistência veiculadas pelas vozes dos professores. As conclusões satisfazem a nossa proposta de desestabilização do conceito positivista de progresso e sustentam uma postura pós-moderna que vê as transformações como pequenos pontos de ruptura

Abstract: The object of study of this dissertation is the Political Educational Discourse (P.E.D.), focusing upon the curricula documents of foreign language teaching (English) produced in São Paulo state since the 80's. Our hypothesis is that the P.E.D. is crossed by the "ideais of progress" and, in this sense, it is shown as the vehicle of social changes and the search for the truth which is evidenced through the imbrication of power and knowledge. The theoretical and methodological framework of this research consists in the convergence between the French Discourse Analysis and the Deconstruction. Within this framework and taking into account the conditions of production, we proceeded to analyse the linguistic materiality of the discourse. Through our analysis we concluded that the discursive functioning points to the existence of a dicotomical game that is constructed around the axis absence versus presence (of progress), crossed by the ideal of completeness. This discourse is sustained by the Positivist Ideology that permeates the relations of power-knowledge in Education. Also, we concluded that, in spite of trying to transmit pedagogical and social changings and transformations, focusing on the inclusion of the excluded ones, this discourse, actually, operates in a sense of maintaining the relations of power and knowledge, only promoting the changing of mechanisms. But, on the other hand, based upon the argument that every voice of power brings the echo of counter-power, we, finally, verified the existence of forms of resistance which were shaped by the voices of the teachers. The conclusions satisfy our proposal of desestablishment of the Positivist concept of progress and they sustain a post-modern point-of-view that sees the transformations as smaIl points of rupture
Subject: Linguística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Análise do discurso
Currículos
Pós-modernismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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