Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269464
Type: TESE
Title: Em função da escrita : uma experiencia com exercicios de analise linguistica em sala de aula
Title Alternative: Regarding writing : an experience with linguistic analysis exercises in the classroom
Author: Agnolini, Ana Carolina Liberalesso
Advisor: Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância de se trabalhar uma fase intermediária, que estaria entre a escrita e a reescrita, de um texto narrativo. A partir de um texto narrativo produzido por meus alunos de uma 6ª série de um colégio da rede particular de ensino, elaborei seis exercícios que envolviam recursos lingüísticos que fazem parte do conteúdo programático desta série, que neste trabalho são chamados de exercícios de análise lingüística, apliquei esses exercícios em momentos distintos das aulas de Língua Portuguesa e observei de que maneira eles fizeram uso dos recursos lingüísticos nas duas vezes em que reescreveram o texto narrativo produzido individualmente por eles. É importante ressaltar que as reescritas não foram corrigidas em nenhum momento por mim. que, além de pesquisadora, era professora da turma. De trinta textos escritos e reescritos, oito foram selecionados para a análise. Foram analisadas a primeira e a última versão do texto narrativo. Foi possível observar que os alunos não só modificaram seus textos considerando os exercícios de análise lingüística como também fizeram alterações de ordem gramatical nas reescritas

Abstract: This research aimed to analyze the importance of working an intermediate phase, which would be between the writing and rewriting in a narrative text. Starting from a text produced by my 6th grade students , from a private school I prepared six exercises that involved linguistic resources that are part of the programmatic content of this grade, which is called in this work, exercises of linguistic analysis. I assigned these exercises in different moments of the Portuguese classes , and I observed how they used the linguistic resources on the two moments they rewrote the narrative text , individually produced by themselves. It's important to emphasize that the rewritings were not corrected at any moment by myself , who besides being a researcher , was also their class teacher. Eight out of the thirty rewritten texts were selected for analyses. It was analyzed the first and last version of the narrative text. It was possible to notice that the students not only changed their texts , considering the exercises of linguistic analysis , but also the grammatical order in the rewriting
Subject: Produção de textos
Análise linguística (Linguística) - Problemas, exercícios, etc.
Reescrita
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Agnolini_AnaCarolinaLiberalesso_M.pdf904.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.