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Type: TESE
Title: Comunicação transnacional no Facebook = uma análise discursiva das identidades digitais de professores de língua estrangeira em formação
Title Alternative: Transnational communication on Facebook : a discursive analysis of digital identities of foreign language teachers in trainning
Author: Gallardo, Barbara Cristina, 1970-
Advisor: Buzato, Marcelo El Khouri, 1965-
Abstract: Resumo: O estudo parte da hipótese de que, na atualidade, o contato digital transnacional pode desenvolver a competência intercultural dos sujeitos, oportunizando a sua participação em letramentos e eventos sociodiscursivos autêntica, em contextos discursivos mais amplos que os possíveis no seu cotidiano off-line. Tomando como desejáveis e potencialmente inovadoras essas oportunidades no âmbito da formação de futuros professores de inglês, o estudo teve como objetivos primeiro, analisar as representações da identidade nacional constituídas no contexto dessas interações mediadas por computador e, segundo, investigar as principais facilidades e barreiras impostas pelo software escolhido para o estabelecimento e continuidade dessas relações transnacionais. Três estudantes brasileiras de Letras, de uma universidade estadual da região centro-oeste do Brasil estabeleceram contato com adultos estrangeiros no Facebook e com eles interagiram em língua inglesa por um período de seis meses, sob observação não-participante da pesquisadora. O corpus foi constituído do registro dessas interações, colhidos periodicamente pelos próprios sujeitos, totalizando 9.320 palavras. Para triangulação, foram consideradas transcrições de 3 horas de entrevistas semiestruturadas feitas com as participantes brasileiras e resultados de questionários aplicados preliminarmente às observações. Utilizou-se a Análise Crítica do Discurso (ACD) para desvendar a organização linguística e ideológica dos discursos nacionais acionados na transição para o contexto (interlocutor) transnacional online. Adicionalmente, utilizou-se o modelo de identidade social de efeitos de desindividuação (SIDE) para identificar visões estereotipadas e de identidades coletivas envolvidas nessas interações online. Os resultados sugerem a hibridação de estratégias do discurso de contextos off-line com os recursos multimodais dos contextos online. Em seus discursos identitários, os sujeitos adotaram estereótipos oriundos de centros geradores das dinâmicas de globalização, tanto em escala regional (sudeste do Brasil) como em escala mundial (os EUA). A falta de criticidade verificada no discurso no contexto estudado aponta a necessidade de projetos que articulem uma educação para a globalização não unilateral com a educação em línguas estrangeiras na formação do professor e do cidadão

Abstract: This study was developed under the assumption that, currently, transnational digital contact can develop intercultural competence, providing opportunities for people's participation in authentic literacy and sociodiscursive events in discursive contexts wider than those possible in offline contexts. Taking as desirable and potentially innovative these opportunities in the education of future English teachers, the study aimed first, to analyze representations of national identity in the context of these computer-mediated interactions and, second, to investigate the main facilities and barriers imposed by the software chosen for the establishment and continuity of these transnational relations. Three Brazilian students from a Liberal Arts course at a state university in the Midwest of Brazil established contact with foreigner adults on Facebook and interacted with them in English for six months under non-participant observation of the researcher. The corpus consisted of the register of these interactions, collected basically by the subjects themselves, with a total 9.320 words. For the triangulation of data it was considered transcripts of three hours of semi-structured interviews with Brazilian participants and preliminary results of questionnaires answered before the observation. A Critical Discourse Analysis (CDA) approach was used to unveil linguistic organization and ideological reproduction of national speeches in the transition to the online international context (interlocutor). Principles of the social identity model of deindividuation effects (SIDE) were additionally used to identify stereotypes and collective identities involved in these online interactions. The results suggest a hybridization of discourse strategies taken from both offline contexts and online contexts with its multimodal resources. The participants used stereotypes in their speeches that come from big cities where globalization dynamics are generated, both at a regional scale (southeastern Brazil) and worldwide (the U.S.A.). The lack of critical views verified in the discourse and context observed indicates the need for projects that articulate an education for non-unilateral globalization and an education for foreign language teachers and citizens
Subject: Identidade
Ideologia
Globalização
Redes sociais on-line
Comunicação digital
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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