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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A prática de jogar videogame como um novo letramento
Title Alternative: Featuring the act of playing video games as a new literacy
Author: De Paula, Gustavo Nogueira, 1985-
Advisor: Buzato, Marcelo El Khouri, 1965-
Abstract: Resumo: Este trabalho objetivou caracterizar a prática de jogar videogame como um novo letramento, apontando quais os principais saberes necessários para uma utilização crítica desse meio de comunicação, e delineando uma possível linha para a atuação da escola no intuito de aproximar os letramentos escolares daqueles praticados e apreciados pelos alunos em seu cotidiano. O componente teórico caracteriza o videogame enquanto objeto de pesquisa e tipo de mídia, resumindo as principais pesquisas realizadas sobre o tema até então. Estabelece também parâmetros para uma caracterização da prática de jogar videogames como um letramento específico. Argumenta-se a favor da necessidade de incorporar, na escola, para ação pedagógica consciente por parte dos professores, saberes sobre o videogame e sobre as maneiras como eles são lidos pelos alunos em suas práticas extra-classe em contraste com outros tipos de leitura. Tal argumento é ilustrado por meio de um estudo empírico que visou registrar e analisar os tipos de conhecimento e habilidades acionados por sujeitos jogadores em idade escolar ao utilizarem dois jogos de tipos diferentes que abordavam um mesmo tema de relevância histórica (o 11 de setembro) sobre o qual os sujeitos também obtiveram informações por meio de um texto escrito. O método empregado para a geração dos dados foi um protocolo de pensar alto complementado com entrevistas e questionários. Os resultados mostraram que os sujeitos não foram capazes de compreender o sentido semântico dos jogos, e, por conseguinte, não realizaram uma leitura minimamente crítica de seus conteúdos e dos argumentos veiculados pelos jogos, apesar de terem demonstrado plena capacidade e habilidade suficiente para jogá-los. Em vista de tais resultados, defende-se que a escola se engaje mais diretamente com a educação para este tipo específico de letramento e propõe-se que o conhecimento do objeto reunido neste trabalho seja útil como subsídio para tal tarefa

Abstract: This study aimed to characterize the practice of playing video games as a new literacy, pointing out that the key knowledge required for a critical use of this medium, and outlining a possible course of action for the school in order to bring the school literacies practiced and appreciated those by the students in their daily lives. The theoretical component characterizes the game as a research subject and media type, summarizing the key research on the topic so far. It also sets parameters for a characterization of the practice of playing video games as a specific literacy. It argues for the need to incorporate, in school, teaching conscious action by teachers, knowledge about the game and on the ways they are read by students in their extra-class practices in contrast to other types of reading. This argument is illustrated through an empirical study that aimed to record and analyze the types of knowledge and skills driven by subjects of school age players to use two different types of games that addressed the same topic of historical significance (Sept. 11) on which the subject also obtained information through a written text. The method used to generate the data was a think aloud protocol supplemented with interviews and questionnaires. The results showed that the subjects. children were not able to understand the semantic meaning of games, and therefore did not undergo minimally critical reading of its contents and arguments conveyed by games, despite having demonstrated full capacity and enough skill to play them. In view of these results, it is argued that the school engage more directly with education for this specific type of literacy and proposes that the knowledge of the subject gathered in this work is useful as an aid for this task
Subject: Video games
Letramento
Leitura
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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