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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Marcelo El Khouri Buzatopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent151 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleO texto digital como processo e a política como regime de enunciação : um estudo de mashups multimodais nas Jornadas de Junhopt_BR
dc.title.alternativeDigital text as process and politics as a regime of enunciation : a study of multimodal mashups in the June Journeyspt_BR
dc.contributor.authorSachs, Rafael Salmazi, 1990-pt_BR
dc.contributor.advisorBuzato, Marcelo El Khouri, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectPolítica e culturapt_BR
dc.subjectCiberespaço - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectMashups (World Wide Web)pt_BR
dc.subjectMultimodalidade (Linguística)pt_BR
dc.subject.otherlanguagePolitics and cultureen
dc.subject.otherlanguageCyberspace - Political aspectsen
dc.subject.otherlanguageMashups (World Wide Web)en
dc.subject.otherlanguageMultimodalityen
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação teve como objetivo mais amplo gerar inteligibilidades acerca da relação entre a cultura digital e a ação política na contemporaneidade, a partir da articulação, no campo da Linguística Aplicada, entre a noção de linguagem digital como processo e o conceito de política como regime de enunciação, que objetiva traduzir em um os interesses de muitos. Como contexto para o estudo, escolheram-se os eventos das Jornadas de Junho de 2013, caracterizadas tanto pela emergência repentina de massivos protestos de rua no Brasil, quanto pela publicação, em sites de redes sociais, de uma grande quantidade de remixes e mashups contendo enunciados políticos a respeito. Compõem o corpus empírico da pesquisa 88 textos verbovisuais desse tipo, publicados no Facebook entre junho e julho de 2013. Entendidos como frutos de percursos de desmontagem e remontagem, e, portanto, de desressemiotização, esses textos foram analisados com base na articulação (proposta como objetivo teórico do trabalho) entre as categorias da Semiótica Social para a multimodalidade e as da Teoria Ator-Rede para translações. Como objetivo empírico, buscou-se descrever os significados representacionais e os percursos de constituição das montagens do corpus, em relação ao regime de enunciação da política. As perguntas de pesquisa foram duas, a saber: (1) quais foram os principais actantes mobilizados nos remixes estudados, e em que tipo de processos semióticos tais actantes apareceram com maior frequência?; e (2) quais foram algumas das operações de ressemiotização empregadas nas desreestabilizações sucessivas das diferentes versões de Brasil e realidade brasileira constituídas nesses textos? Os resultados elencaram as figurativizações mais comuns e os processos representacionais mais frequentes no corpus, em que os manifestantes, a nação brasileira, os políticos e a grande mídia foram os principais actantes representados, em geral, através de processos atributivos simbólicos. Destacou-se, nesse levantamento, a figura do gigante de pedra se levantando no Rio de Janeiro, empregada por muitos como representação unificada do Brasil e dos interesses múltiplos em atuação nas Jornadas. A partir dessa figura, descreveram-se ainda os processos de negociação de affordances para constituição de alguns dos textos analisados, e sua relação com as disputas pelo significado dos acontecimentos das Jornadas de Junho, e pela definição que era "ser brasileiro" no momento dos protestos. Como conclusão, os dados refletem a necessidade de buscar caminhos para compreensões menos deterministas da relação entre política, tecnologias digitais e sociedade, e modos de formação cidadã, no âmbito das mídias digitais, que viabilizem a compreensão de enunciados políticos como fruto de enredamentos semióticos sempre articulados em disputas de interesse, mesmo quando se pretendem neutrospt
dc.description.abstractAbstract: The main goal of the present study is to suggest ways of understanding the relation between digital culture and contemporary political action, based on the connection, drawn in the field of Applied Linguistics, between the notion of digital language as process and the concept of politics as a regime of enunciation which aims to translate the interests of many into one. The events of the June Journeys in 2013 were taken as context for the study, since they included not only the sudden emergence of massive protests on Brazilian streets, but also the publishing, on social network sites, of large amounts of remixes and mashups containing political statements on that regard. Seen as the outcomes of disassembling and assembling trajectories, and therefore, of deresemiotization trajectories, those texts were analyzed in the light of an articulation (also presented as a theoretical objective of this work) between Social Semiotics studies on multimodality and Actor-Network Theory principles for the understanding of translations. As empirical objectives, this work aimed to describe the representational meanings and the assembling trajectories of the texts in the corpus, in relation to the political regime of enunciation. The research questions were two: (1) what were the main actants mobilized in the remixes in the corpus, and in which kind of semiotic processes those actants appeared more often?; and (2) what were some of the resemiotization operations used for the continuous derestabilizations of different versions of Brazil and Brazilian reality represented in those texts? Results enroll the most frequent figurativizations and the most usual representational processes in the corpus, in which the demonstrators, Brazilian nation, politicians and mass media were the main actants, and were depicted, in general, through symbolic attributive processes. In that enrollment, the image of a stone giant rising in Rio de Janeiro was prominent, for it was used by many as a unified depiction of Brazil as a whole and of the multiple interests acting during the Journeys. From that picture, the results described the processes of negotiation of affordances for the composition of some of the analyzed texts, and their relation to the disputes for the meaning of the June Journeys events, and for what meant "to be Brazilian" then. As a conclusion, data reflects the need of pursuing less determinist ways of understanding the relation among politics, digital technologies and society, as well as the need for ways of citizenship education, regarding digital media, that address the understanding of political statements as outcomes of semiotic entanglements which are always connected to interests in dispute, even when allegedly neutralen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationSACHS, Rafael Salmazi. O texto digital como processo e a política como regime de enunciação: um estudo de mashups multimodais nas Jornadas de Junho. 2015. 151 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269452>. Acesso em: 27 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineLinguagem e Sociedadept_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePalma, Danielapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameD'Andréa, Carlos Frederico de Britopt_BR
dc.date.available2018-08-27T03:43:36Z-
dc.date.accessioned2018-08-27T03:43:36Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-27T03:43:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sachs_RafaelSalmazi_M.pdf: 10793959 bytes, checksum: 2d0fd06b73083ec060e8de59058173ea (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269452-
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