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Type: TESE
Title: Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
Title Alternative: Beliefs and clustering of beliefs of teachers of english in education
Author: Silva, Kleber Aparecido da
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Filho, Jose carlos Paes de Almeida
Abstract: Resumo: Conhecer as crenças e os aglomerados de crenças dos futuros professores de LE (Inglês) não somente possibilita ao professor formador e aos demais professores do curso de Letras ampliar a sua consciência sobre os conhecimentos implícitos que seus alunos trazem acerca do processo de ensino e aprendizagem, como também pode influenciá-los a alterar suas práticas e auxiliar os agentes co-adjuvantes no complexo processo de ensinar/aprender uma LE (Inglês). Para responder as perguntas: ¿Que crenças e aglomerados de crenças são trazidos pelos potenciais professores de inglês ao programa de formação inicial desenvolvido numa universidade pública e quais são as possíveis origens dessas crenças ou desses aglomerados de crenças? Em que medida essas crenças e esses aglomerados de crenças trazidos pelo futuro professor de inglês influenciam a sua prática pedagógica pré-serviço?¿, conduziu-se uma pesquisa qualitativa-interpretativista (Brown, 1988; Nunan, 1992; Moita Lopes, 1994; Erickson et al., 1996), de natureza etnográfica (Erickson, 1986; Bogdan e Biklen, 1998), com alunos ingressantes num curso de Letras de uma Universidade Pública, localizado numa cidade de porte médio, do interior paulista. Os objetivos deste estudo são: (a) levantar as crenças e os aglomerados de crenças e as possíveis origens entre os sujeitos que constituíram o universo de nossa pesquisa; (b) evidenciar se as crenças e os aglomerados de crenças influenciam a prática pedagógica deste futuro professor; (c) observar se há coerência entre o dizer e o fazer dos sujeitos que participaram da pesquisa. O referencial teórico é constituído de estudos sobre essas questões realizados em Lingüística Aplicada que tiveram como foco em suas investigações os professores de LE (inglês) em formação, além de percepções, concepções e crenças dos mesmos em relação ao ensino/aprendizagem de línguas e a sua maneira de lidar com o processo de aprendizagem propriamente dito (Breen e Candlin, 1980; Wenden, 1986; Carmagnani, 1993; Viana, 1993; Gimenez, 1994; Barcelos, 1995; André, 1997; Reis, 1998; Carvalho, 2000; Silva, I., 2000; Silva, L., 2001; Silva, S., 2001; Nicolaides e Fernandes, 2002; dentre outros). Os resultados nos mostram que os alunos ingressam o curso de Letras com inúmeras crenças e aglomerados de crenças, e que estes, por sua vez, influenciam expressivamente a prática pedagógica deste futuro professor

Abstract: It is extremely important to investigate the beliefs and clustering of beliefs of teachers of English in Education, since it enables both the teacher educator and other professors of the Course of Letras to broaden their awareness about the implicit knowledge that their students have concerning the process of teaching and learning English as a foreign language, as well as help them change their practice. The research questions of this studies are the following: ¿What beliefs and clustering of beliefs are brought to the program of initial formation developed in a public university by future teachers of English and what are their possible origins?¿ and ¿To what extent such beliefs and clustering of beliefs influence the pre-service teachers¿ practice?¿ . In order to answer them, interpretative-qualitative research was carried out (Erickson, 1986; Brown, 1988; Nunan, 1992; Moita Lopes, 1994; Erickson et al., 1996 Bogdan & Biklen, 1998). The research involved initial students of a course of Letters in a public university located in an average size city in the interior of the state of São Paulo. The objectives of this study are: (a) to elicit the beliefs and clustering of beliefs of the participants as well as their possible origins; (b) to investigate if the belies and clustering of beliefs influence the future teachers¿ practice; (c) observe if there is coherence between what the teachers say and what they do in class. The theoretical reference is based on studies about such topics in Applied Linguistics (Breen e Candlin, 1980; Wenden, 1986; Carmagnani, 1993; Viana, 1993; Gimenez, 1994; Barcelos, 1995; André, 1997; Reis, 1998; Carvalho, 2000; Silva, I., 2000; Silva, L., 2001; Silva, S., 2001; Nicolaides & Fernandes, 2002; and so on). Briefly we concluded that the students have certain beliefs and clustering of beliefs which influence their practice
Subject: Linguística aplicada
Crenças sobre a aprendizagem
Lingua estrangeira - Formação de professores
Lingua - Estudo e ensino
Professores e alunos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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