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Type: TESE
Title: A construção social das competencias necessarias ao professor de lingua estrangeira : entre o real e o ideal : um curso de letras em estudo
Author: Basso, Edcleia Aparecida
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Filho, Jose carlos Paes de Almeida
Abstract: Resumo: Esta tese teve por objetivo compor, discutir e analisar o perfil do profissional de Letras, conseguido através de pesquisas com o ingressante do curso, com o aluno-professor concluinte do último ano e com o professor em serviço na Rede Pública, confrontando-os com as necessidades sentidas pelo próprio professor no momento de sua prática pedagógica, e com os resultados advindos da aplicação de um teste de língua inglesa (TET: Test for English Teachers) junto aos sujeitos envolvidos na presente investigação. A pesquisa foi de base qualitativa, de cunho interpretativo (Erickson, 1982, 1986, 1992), uma vez que utilizamos alguns dados quantitativos advindos de questionários para ilustrar e oferecer novas possibilidades de comparação, bem como usamos instrumentos qualitativos como observação, diários reflexivos e entrevistas. Os dados encontrados revelaram que os anos de graduação pouco têm colaborado para melhorar as competências em Língua Estrangeira do futuro professor que deixa a universidade com resultados pouco acima daqueles encontrados com os ingressantes e muito próximos ao que já atuam na Rede Pública. As maiores dificuldades concentram-se na capacidade de uso da nova língua - Competência Comunicativa - e à falta de equacionamento entre prática de sala de aula e a teoria vista no curso. Os problemas são atribuídos em sua maioria à Direção/Departamento de Letras, ao quadro não qualificado de docentes atuantes no curso e aos próprios alunos que não assumem um compromisso sério com sua formação. Os dados, aliados à fundamentação teórica advinda de estudos e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, mas, sobretudo, aqueles feitos na Lingüística Aplicada, na Sociolingüística, na Psicologia do Desenvolvimento, na Psicologia Cognitiva, na Psicolingüística e na Lingüística, levaram-nos à proposição de uma equação de competências, composta por duas macro-competências - a Competência Discursiva e a Competência Profissional que, se buscadas, parecem-nos ter potencial para promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e profissional dos futuros e dos já professores de LE, levando-os a um desenvolvimento efetivo quando no exercício de sua profissão. Buscamos ainda por alternativas que tentam minimizar a disparidade entre o que se faz e o que se diz fazer durante a graduação em Letras, e, entre o real e ideal, construir juntos o profissional e o educador que a sociedade precisa e quer, através de propostas de mudanças nos três eixos fundamentais: universidade/departamento/coordenação, professores-formadores do curso e alunos

Abstract: This thesis aimed to compose, discuss and analyze the students of Letras' sociolinguistic profiles and the English teachers' in service as well. The first profile was obtained from the students who were in the first year of Letras course; the second one was composed based on the student-teachers taking the last year of the course, and the third profile was based on the teachers in service at the public schools in Paraná State. Those profiles were checked out by comparing them with the needs the student-teachers and teachers really felt at the moment of their pedagogical practice. Other evidences carne from the results got through the application of a kind of placement test to all the primary subjects of the research mentioned above. The research was interpretative (Erickson, 1982,1986,1992) a branch of qualitative research, since we used quantitative data to illustrate and compare some results and qualitative data collected from observations, reflexive diaries and interviews as well. The data made it clear that the Letras graduation courses have not been able to improve the students' proficiency in the English language, since those students have left the university with the scores a little upper than the ones got by the new comers and very similar to the ones got by the teachers who are already teaching at the public schools. The greatest difficulties are related to the students/teachers' lack of ability to use the foreign language - communicative competence - and to link the practice and theory. The institution, the non-qualified stuff of teachers, and the students' lack of commitment are blarned to be responsible for this situation. The data found and the readings on the field helped us to propose a competence model, oriented by two macro-competences - the Discursive Competence and the Professional Competence which, developed during the graduation course, seems to have potential to promote the cognitive, affective, social and professional development of the pre-service and in-service teachers, qualifying them to a more etfective teaching. Moreover the data led us to look for altematives to minimize the ditference between what is worked out during the graduation and what is on1y supposed to and, between the REAL and the IDEAL, to build together the educator and the good professional that the society needs, proposing changes in the three fundamental axes: university - Letras department - co-ordination, the professors of the course and students
Subject: Professores - Formação
Aluno-mestre
Aprendizagem
Língua inglesa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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