Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269418
Type: TESE
Title: Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
Author: Caldas, Leila Ribeiro de
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Filho, Jose carlos Paes de Almeida
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, de natureza interpretativista,focaliza o processo avaliativo integrante das ações de ensinar/aprender inglês como língua estrangeira instaurado em classes de ensino fundamental de escolas públicas através de uma proposta de ensino de LE com conteúdos de outras disciplinas. o estudo visa a oferecer contribuições teórico-práticas para as áreas de avaliação, ensino/aprendizagem de LE e formação de professores e norteia-se pelas seguintes perguntas de pesquisa: como avalia um professor que ensina LE (inglês) associada ao ensino/aprendizagemde conteúdos interdisciplinares?Há compatibilidade entre o processo de avaliação instaurado e a abordagem desejada e explicitada em que se baseia a intervenção? O referencial teórico utilizado inclui as contribuições de Widdowson (1978; 1991), Clark (1987) e Almeida Filho (1992; 1993; 2001), principalmente no delineamento da abordagem norteadora do projeto. Para a análise foram consideradas as contribuições de Morrow (1979), Carroll (1980), Canale & Swain (1980), Canale (1983), Wesche (1983), Brown (1994), Scaramucci (1993, 1997 e Luckesi (1996). Os registros foram coletados em áudio e vídeo, notas de campo, através de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, análise dos instrumentosformais de avaliação e dos diários de aulas desenvolvidos pelas professoras intervenientes.A análise ampla discute o processo de construção dos conteúdos interdisciplinares e lingüísticos e as ações avaliativas que o perpassam. Dois instrumentos formais de avaliação foram selecionados para a análise de itens e foco das correçõese atribuiçõesde valor. Os resultados da análise evidenciamindícios de compatibilidadeentre o processo de avaliar e a abordagem norteadora das ações de ensinar/aprender implementadas, embora outras forças interagentes e conflitantes também se manifestem através da análise: a cultura de avaliar das professoras, a cultura de aprender dos alunos e o valor da avaliação na instituição escolar

Abstract: This work, of an interpretative nature, analyses the process of teaching/learning English as a foreign language in two classes of state elementary schools where the English language has been taught together with the contents of other curricular disciplines. The focus of this work has been the evaluative process that runs through the teaching and learning actions. The research aims at providing theoretical and practical contributions to the study of the evaluation process in the educational area, to the teaching and learning of English as a foreign language (FL), and to the field of teacher development. 1t has been guided by the following research questions: how does a teacher who teaches English as a FL through and with interdisciplinary contents evaluate his students' attainment/performance? Are the means s/he uses to evaluate his students compatible with the teaching/learning approach adopted? The theoretical fTamework considers the contributions of the following Applied linguists and educators: Widdowson (1978; 1991), Clark (1987), Almeida Filho (1992, 1993, 1999, 2001), Morrow (1979), Carroll (1980), Canale & Swain (1983), Wesche (1983), Brown (1994), Scaramucci (1993, 1999) and Luckesi (1995). The data collected were registered in audio and video (tapes) and fieldnotes. Two interviews, a questionnaire, the tests applied by the teachers and the teachers' class diaries provided valuable data as well. The general analysis has focused on the construction of the FL interdisciplinary lessons and has pointed out the evaluative process that runs through them. Two formal evaluations devices (tests) have been selected for item and grading criteria analysis. The data analysis has pointed out that the evaluative actions and the teaching/learning process are compatible to a certain extent, although evidence of a broad and thorough compatibility has not been found, which may be accounted for by the presence of other interacting and conflicting forces, such as the social role of evaluation in the educational field
Subject: Língua inglesa - Estudo e ensino
Avaliação
Avaliação - Instrumentos
Ensino
Aprendizagem - Avaliação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Caldas_LeilaRibeirode_M.pdf3.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.