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Type: TESE
Title: Crenças do professor sobre o melhor aprender de uma lingua estrangeira na escola
Author: Felix, Ademilde
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Filho, Jose carlos Paes de Almeida
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, de base etnográfica, visa analisar a concepção de aprendizagem de uma LE (inglês) mantida por três professoras de uma escola oficial de 1° e 2° graus. Para tal, analisou-se as crenças dos sujeitos de pesquisa sobre como o aluno deve estudar a LE. Além das crenças, são levadas em consideração as culturas de aprender e ensinar línguas e o habitus do professor. Esses elementos compõem o manancial teórico para esta análise que busca mostrar de onde vêm as crenças dos sujeitos e para onde eles conduzem o ensino com as atitudes que adotam e cobram em sala de aula de seus alunos. Para esta análise, foram usados dois questionários (QUALE e CRESAL de Horwitz, 1985 e 1988) para se obter um levantamento das crenças sobre ensino e aprendizagem das professoras. Esses dados foram analisados juntamente com as transcrições de aulas e anotações de campo para se observar se, em sala de aula, as professoras criavam condições para que seus alunos se desempenhassem da maneira que elas julgavam ideal. Os dados das entrevistas com os sujeitos serviram para esclarecer pontos dúbios. Observa-se que as professoras-sujeito desta pesquisa acreditam que a motivação mostra-se elemento importante para que a aprendizagem ocorra. Duas das três professoras (P1 e P3) afirmam que o dom para a aprendizagem de LE é essencial. Sem esse elemento, a aprendizagem não ocorre. As três também afirmam que seus alunos não acreditam que a LE possa ser aprendida na escola. Porém, os dados nos revelam que essa opinião é também compartilhada pelas professoras, ou seja, elas também não acreditam que a língua-alvo possa ser ensinada/aprendida na escola pública. Os dados nos mostram que, no geral, as professoras qualificam como aluno ideal aquele que adota estratégias de aprendizagem similares àquelas adotadas por elas próprias enquanto aprendizes

Abstract: This ethnographic oriented researCh has the aim of analy:zing the conception of foreign language learning held by three public school teachers. Their beliefs on how students should study the foreign language have been analyzed. Besides their beliefs, cultures of learning and teaching, and habitus are also considered. Those elements compose the theoretical basis for this study that tries to show the origin of the subjects' beliefs and to where they are conducting their teaching with the attitudes they adopt in classroom. Two questionnaires were used for the present analysis (FLAS and BALLI, Horwitz 1985 and 1988) with the aim of obtaining the teachers' beliefs about teaching and learning. These data were analyzed together with classroom transcriptions and field notes in order to observe if, in classroom, the subjects created conditions to their students perform according to the way they considered appropriate. Interview data were used to clarify dubious points. It has been observed that the subjects believe that motivation is an important element for learning. Two of them (P1 and P3) say that, for learning to occur, it is necessary that the student have a special gift. The three of them conclude that none of their students believa that English can be leamed in public schools. However, the data reveal that the teachers also share this opinion, which means that neither the students nor the teachers believe that the. target language can be taughtllearned in public schools. The data also showed that the subjects of this research qualify as ideal the students who adopt learning strategies similar to t hose adopted by them while they were students
Subject: Professores de lingua estrangeira - Formação
Crenças sobre a aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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