Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269397
Type: TESE
Title: O Processo interativo de ensino : aprendizagem de escrita em lingua estrangeira
Author: Riolfi, Claudia Rosa
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Abstract: Resumo: Esse trabalho objetivou refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem de escrita em Inglês como língua estrangeira, ocorrendo principalmente através da troca de diários dialogados entre alunos e professor durante o ano de 1989. Os diários foram utilizados ao mesmo tempo como um instrumento de pesquisa e de ensino, numa tentativa de sanar uma situação de possível fracasso de aprendizagem, pois a população envolvida continha 78% de alunos reprovados em anos anteriores e, conseqüentemente, com problemas de auto-estima e motivação. Com um aparato teórico de pesquisa-ação e encarando a escrita como um processo de interlocução entre sujeitos à distância, descrevo o processo em sala de aula, focalizando no professor, alunos, material didático e a interação através de diários dialogados. Em um primeiro momento, analiso o processo de cada aluno individualmente e, em seguida, chego a algumas conclusões de âmbito mais geral. Como principal conclusão deste estudo, considero que um processo de ensino/aprendizagem baseado na interação significativa entre os sujeitos propicia resultados visivelmente superiores aos dos métodos pautados no ensino de regras gramaticais e repetição de padrões "corretos", e mesmo daqueles métodos que pregam a escritura de composições.
Resumo: Esse trabalho objetivou refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem de escrita em inglês como língua estrangeira, ocorrendo principalmente através da troca de diários dialogando entre alunos e professores durante o ano de 1989. Os diários foram utilizados ao mesmo tempo como um instrumento de pesquisa e de ensino, numa tentativa de sanar uma situação de possível fracasso de aprendizagem, pois a população envolvida continha 78% de alunos reprovados em anos anteriores e, consequentemente, com problemas de auto-estima e motivação. Com um aparato teórico da pesquisa ação e encarando a escrita como um processo de interlocução entre sujeitos a distância, descrevo o processo em sala de aula, focalizando no professor, aluno, material didático e a interação através de diários diálogos. Em um primeiro momento, analiso o processo de cada aluno individualmente e, em seguida, chego a algumas conclusões de âmbito mais geral. Como principal conclusão desse estudo, considero que um processo de ensino/aprendizagem baseado na interação significativa entre os sujeitos propicia resultados visivelmente superiores aos dos métodos pautados no ensino de regras gramaticais e repetição de padrões "corretos", e mesmo daqueles métodos que pregam a escrita de composições.

Abstract: The objetive of this work is to write reflection about the process of learning/teaching writing in English as a foring language. It happened mainly by the exchange of dialoguer journals between students and teacher in 1989. The diaries were used at the same time as an instrument of research and teaching in order to solve a possible blunder in a learning situation, because the population contained 78% of learner who had failed the previous year thus having problems of self-estim and motivation. Based on the theory of action research and facing writing as a process of interlocution between subjects placed in distance, I described the process in the classroon, keeing th focus on the teacher, studant, materials and interaction between the dialogue journals. At first, I write na analysis of the process of each student. Secondly, I draw some general conclusions. As the main conclusion of the study, I consider that the process of teaching/learning based on the significativ interation between students and teacher causes more visible results than those methods based on the teaching of gramatical rules, repetitions of corrects patterns and than those methods that advocate the teaching of compositions.
Subject: Língua inglesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1991
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Riolfi_ClaudiaRosa_M.pdf13.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.