Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269393
Type: TESE
Title: A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes
Author: Macowski, Edcleia A. Basso
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Filho, Jose Carlos P. de Almeida
Abstract: Resumo: o propósito desta pesquisa é examinar a construção do processo do ensino aprendizagem de língua estrangeira com adolescentes, principalmente os de oitavas séries, focalizando de modo especial o aspecto do seu envolvimento com as aulas. Partiu-se da hipótese direcionadora que este processo apresenta-se com características muito peculiares influenciadas por aspectos sociais. cognitivos, biológicos e afetivos que podem trazer novas interpretações para o que se experiência com adolescentes aprendendo uma língua estrangeira. Os dados foram coletados usando instrumentos etnográficos e foram analisados à luz de estudos e resultados de pesquisas provindos da Psicologia, da lingüística Aplicada e da Etnografia. O envolvimento dos adolescentes, conseguido pelo congelamento da imagem das fitas em vídeo. Foi graficamente representado e inserido em uma detalhada transcrição, elaborada especialmente para a análise microetnográfica. Os dados revelam a presença de duas importantes incongruências na relação professor/aluno-adolescente, as quais não se acham devidamente preparados para entender explicando-se assim, o motivo de professor e alunos usarem estratégias afetivas para conduzirem o processo de ensino-aprendizagem adiante. Acredita-se que este trabalho possa ajudar os professores a melhor compreenderem os padrões interacionais de seus alunos-adolescentes e, através de uma alta configuração afetiva melhor aproveitar sua nova capacidade cognitiva

Abstract: The purpose of this research is to examine the construction process of foreign language learning and teaching with adolescents, particularly regarding their involvement in the observed 8th grade classes. It is proposed that psysical, cognitive and affective changes occurring during adolescence can modify the way teachers and students interact. The data were colected using ethnographic instruments ando they were analysed under the light of PsychQlogy, Applied Línguistics and Ethnography studies and researches. The adolescents' involvement was videotaped and the scenes were graphically represented and then inserted into a detailed and elaborated transcription especially made for the microetnographic anlysis. The data reveal two important inconcruencies to explain what was observed and for which teachers and studentes were (are) not duly prepared. For this reason, both of them make use of affective strategies to carry on the foreign language teachjng learning process. It is believed that this research effort can help teachers have a better understanding of their adolescent students' interactional patterns, and ways to explore their cognitive changes supported by an affective configuration that enhances the whole process
Subject: Adolescentes
Professores e alunos
Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Macowski_EdcleiaA.Basso_M.pdf5.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.