Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269382
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Analise da produção da fala : estudo de caso de aprendizes brasileiros de frances de nivel universitario
Author: Jouet-Pastré, Clémence Marie Chantal, 1967-
Advisor: Schmitz, John Robert, 1935-
Schmitz, ohn Robert
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o porquê de alguns aprendizes de línguas estrangeiras terem um melhor desempenho que outros em sua tarefa de produzir a fala. Tomamos como hipótese direcionadora a colocação de Rubin (1975) e Stem (1975) as quais acreditam que o sucesso de determinados aprendizes poderia ser explicado pelo fato de utilizarem estratégias apropriadas para cada tarefa de aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso com dois aprendizes de francês de nível intermediário (240 hora/aula) : um considerado bom aprendiz e o outro aprendiz sem sucesso. Investigamos as estratégias por eles empregadas durante a preparação e a apresentação de um seminário ao grupo-classe. A fim de coletar e analisar os dados embasamo-nos em uma metodologia de pesquisa interpretativista de cunho etnográfico (Erickson, 1986). o resultado da análise dos dados aponta no sentido de confirmar nossa hipótese direcionadora. Ficou patente que o aluno considerado bom aprendiz, além de dispor de um número maior de estratégias que o aluno sem sucesso, ainda soube empregá-Ias de modo adequado às tarefas propostas

Abstract: Not informed.
Subject: Lingua francesa
Competencia comunicativa
Aprendizagem de adultos
Ambiente de sala de aula
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jouet-Pastre_ClemenceMarieChantal_M.pdf3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.