Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269373
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Interação e escrita em duas salas de ensino médio
Title Alternative: Interaction and writting in two high school classrooms
Author: Ruivo, Eron Sanches, 1976-
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: Neste trabalho são analisados os resultados da aplicação de uma sequência didática de ensino do gênero artigo de opinião em duas salas de aula do Ensino Médio de duas escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas, SP. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo com geração de registros sob a metodologia da pesquisa-ação. A aplicação dessa sequência didática nas duas salas de aula estendeu-se de março a dezembro de 2009 e gerou, primeiramente, 41 primeiras versões do gênero em 61 aulas videogravadas. Num segundo momento, o processo de correção por meio de bilhetes orientadores para a reescrita gerou mais 75 segundas e terceiras versões. As análises mostraram que a interação (ora e escrita), sobretudo a do professor com os alunos, é fator constituinte da produção escrita desses alunos. Conforme verificado, as diferenças linguístico-discursivas entre as diferentes versões de cada produção individual e entre as produções de cada sala estão relacionadas tanto com a estrutura de participação em cada sala de aula (interação oral), quanto com o tipo de interação mediada por bilhetes orientadores de reescrita (interação escrita) desenvolvida com cada aluno individualmente, além dos tipos de interação entre alunos e entre alunos, professores e materiais didáticos em cada sala estudada

Abstract: This paper shows the results of the application of a didactic sequence to the opinion article gender in two high school classrooms of Public Schools in the metropolitan region of Campinas, SP. It is a qualitative investigation that generates records beneath the methodology of the research-action. The application of the didactic sequence in the classrooms was from March to December, 2009 and firstly generated 41 first versions of the gender in 61 video recorded classes. Then, the correction process though oriented messages for the rewriting generated more 75 second and third versions. The analyses showed the interaction (orally and written), specially from teacher to pupils, is an important factor of constitution of these students writings. Thus, the linguistic-discursive differences between the different versions of each pupil and between the different versions of each classrooms are related to the participation structure in both classrooms (oral interaction), to the kind of interaction mediated by the oriented messages for rewritting and to the kind of interaction between pupils, teachers and pupils and didactic materials in these two classrooms
Subject: Interação escolar
Escrita
Reescrita
Sequência didática
Pesquisa-ação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RUIVO, Eron Sanches. Interação e escrita em duas salas de ensino médio. 2012. 172 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269373>. Acesso em: 19 ago. 2018.
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ruivo_EronSanches_M.pdf36.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.