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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A cultura institucional de uma escola de linguas
Title Alternative: The institutionalized culture of a language school
Author: Tavares, Juliana Maria Franco
Advisor: Doi, Elza Taeko, 1946-
Abstract: Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa e etnográfica que desenvolve uma análise interpretativista das respostas dos participantes a um questionário e a uma entrevista não- estruturada. O objetivo é analisar três institutos de língua inglesa, em São Paulo e no Rio de Janeiro (no sudeste do Brasil), afiliados a uma franqueadora de renome nacional (que tem um total de 350 institutos e 150.000 alunos). Os fundamentos teóricos deste trabalho incluem o sóciointeracionismo de Vygotsky (2005); a hipótese de aprendizagem/aquisição, de Krashen; a psicologia cultural, de Bruner (2008); a abordagem comunicativa, de Savignon (2001); as crenças, de Richards e Lockhart (1994), e o conceito de tarefas, de Prabhu (1987). A análise centra-se nas características culturais deônticas e epistêmicas, ou seja, nos dois tipos de normas culturais: as explícitas (obrigações, papéis sociais, abordagem ou método) e as implícitas (comportamento, crenças e choques culturais), respectivamente. Segundo Bruner (2008), as culturas institucionais são "reais" no sentido de que suas normas são internalizadas, o que, por sua vez, ajuda a manter o sistema. Parafraseando Bruner, essas culturas somente podem ser analisadas a partir da perspectiva dos participantes (representados, neste trabalho, pelo coordenador, pelos orientadores e professores) porque aquilo que está na mente destas pessoas reflete a sua cultura (e vice-versa). Os resultados revelam que o conceito de linguagem dos participantes é o fator essencial na configuração das culturas institucionais, tais como os institutos de línguas.

Abstract: This is an ethnographic qualitative study that employs interpretative analysis of the participants' answers to a questionnaire and to an unstrustured interview. The purpose is to investigate three English-speaking language institutes in São Paulo and Rio de Janeiro (Southeastern of Brazil), affiliated to a famous national franchise (which has a total of 350 institutes and 150,000 students). The theoretical underpinnings of this work include Vygotsky's social constructivism (2005), Krashen's learning/acquisition hypothesis (1988), Bruner's cultural psychology (2008), Savignon's communicative approach (2001), Richards and Lockhart's beliefs (1994) and Prabhu's concept of tasks (1987). The analysis focuses on deontic and epistemic cultural characteristics, that is, on the two types of cultural norms: explicit (obligations, social roles, approach or method) and implicit (behavior, beliefs and culture shocks), respectively. According to Bruner (2008), institutionalized cultures are "real" in the sense that cultural norms become internalized, which, in turn, helps to maintain the system. To paraphrase Bruner, these cultures can only be analyzed from the perspective of the participants (represented, in this work, by the coordinator, supervisors and teachers) because what is in their mind reflects what is in their culture (and vice versa). The results reveal that the participants' concept of language is the essential factor in shaping institutionalized cultures, such as language institutes.
Subject: Cultura
Ensino
Língua estrangeira

Escolas de linguas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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