Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269333
Type: TESE
Title: Discussão sobre o ensino de leitura de textos literarios : o desempenho dos candidatos na prova de literaturas de lingua portuguesa do vestibular Unicamp
Author: Ferreira, Carmen Cibele
Advisor: Braga, Denise Bértoli, 1953-
Abstract: Resumo: O presente trabalho reflete sobre o ensino de leitura literária no 2° grau a partir da análise do desempenho dos candidatos do Vestibular Unicamp em algumas questões da prova de Literaturas de Língua Portuguesa no período de 1987 a 1993. As questões analisadas correspondem às obras São Bernardo, de Graciliano Ramos, Senhora, de José de Alencar e Contos Novos, de Mário de Andrade. O estudo também procurou averiguar se os materiais paradidáticos, de alguma forma, poderiam auxiliar os candidatos a responder as questões da prova. Ao verificar o desempenho desses candidatos, constatamos a existência de problemas de leitura não só em relação ao texto da obra literária mas também em relação ao enunciado da questão. Notamos ainda, que os vestibulandos com dificuldade para a leitura indicam alguns problemas básicos de letramento, como insuficiência de vocabulário e falta de habilidade para redigir uma resposta clara e concisa. Destaca-se ainda, no nível do conhecimento geral, uma grande falta de informação sobre fatos histórico-sociais a qual poderia contribuir, caso ele os soubesse, para um melhor desempenho do candidato tanto na posição de leitor da obra literária, quanto na condição de candidato a uma vaga da universidade

Abstract: The present study discusses the teaching of literary reading at the secondary school level based an analysis of the performance of students who answered questions on Brasilian Literature which were part of the Unicamp entrance exams (vestibular) from 1987 to 1993. Three literary titles were contemplated in this study: São Bernardo by Graciliano Ramos; Senhora by José de Alencar; and Contos Novos by Mário de Andrade. Additionally, it was investigated whether certain specific commereial didatic materials could in any way help the students to answer the exam questions. The analysis indicated the existence of reading problems not only in relation to the text of the literary work but also in relationship to phrasing of the questions itself. Furthermore, it was shown that students with reading difficulty also present basic literacy problems, such as insufficient vocabulary knowledge and some basic writing difficulties which lead to unclear answers. In relation to the general knowledge level of the students, a great lack of information about socio-historieal facts was noticed. Such socio-historical knowledge could certainly contribute to a better reading of the literary text as well as to the improvement of student performance on the examination
Subject: Universidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40
Leitura
Literatura
Ensino
Exame vestibular
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_CarmenCibele_M.pdf34.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.