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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: You tell stories, we click on them : ciberliteratura(s) e novas experiências na criação de histórias
Title Alternative: You tell stories, we click on them : cyberliterature and new experiences in creating stories
Author: Schlindwein, Ana Flora, 1975-
Advisor: Braga, Denise Bértoli, 1953-
Abstract: Resumo: As inovações tecnológicas das últimas décadas (juntamente com alterações sociais, políticas e econômicas) tornaram possíveis inúmeras mudanças no campo da comunicação humana. As relações entre som, texto e imagem têm sido reconfiguradas nos espaços multimidiáticos (JEWITT, 2005), assim como a participação do leitor, que passa a ser também (co)produtor. Frente a esse panorama, Snyder (2010) comenta que apenas uma teoria em particular não é capaz de explicar a complexidade, a variedade, a riqueza e a novidade presentes no uso das mídias atuais em um contexto social tão líquido como o contemporâneo (BAUMAN, 2003). Tendo como objetivo geral analisar as diferenças existentes (ou não) entre produções de narrativas digitais (ou ciberliteratura) e materiais impressos tradicionais, e como objetivo específico entender que demandas de leitura podem ter surgido a partir de novas experiências literárias no campo da ciberliteratura, este trabalho inicia seu percurso abordando visões difundidas por várias mídias (filmes, livros, músicas, jogos de videogame etc) sobre a relação homem-tecnologia. Essa abordagem se faz necessária por acreditarmos que a leitura é uma prática socialmente situada (COPE, KALANTZIS, 2000) e a formação de leitores deve englobar reflexões que problematizem, por exemplo, discursos dicotômicos (e.g. homem x máquina, utopia x distopia) que circulam em nossa sociedade. Esta tese adota uma perspectiva interdisciplinar, entendida como a mais adequada para tratar de um tema tão multifacetado como é o da ciberliteratura. Conceitos como o de hibridização, proposto por Santaella (2003; 2007), de remidiação, na linha delineada por Bolter e Grusin (2000), de hipertexto (LANDOW, 2006), de multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2000), de ciberliteratura (HAYLES, 2009) e de narrativa transmídia, desenvolvida por Jenkins (2008), formaram a base teórica desta pesquisa, mostrando- se essenciais no entendimento sobre os processos de reconfiguração tanto das linguagens quanto dos leitores. Nesta tese, tais conceitos foram trabalhados através da análise do projeto We tell stories da filial britânica da editora Penguin que, visando à promoção dos seus autores e de obras impressas do seu catálogo, concebeu uma proposta inovadora: usar diferentes tipos de mídias e plataformas para contar histórias que incluíssem diversos níveis de interação com o leitor (em algumas dessas histórias o leitor tinha o poder de mudar a sequência de eventos). A análise do projeto levou a conclusão de que, embora ainda existam pontos de tangência entre as produções impressas e as narrativas ciberliterárias, há novas maneiras de se contar histórias, e essas novas produções demandam a formação de um novo tipo de leitor ¿ o ciberleitor multiletrado

Abstract: The lately technological innovations (together with social, political and economical transformations) have made possible countless changes in the human communication. The relations among sound, text and image have been reshaped within the multimedia spaces (JEWITT, 2005) as well as the reader¿s participation ¿ that is now a (co)producer, too. Facing that scenario, Snyder (2010) states that a single theory is not capable of explain the complexity, variety, diversity and innovation showed through the new media in a so liquid social context as it is the contemporary one (BAUMAN, 2013). Aiming to analyze the probable differences between digital storytelling productions (or cyberliterature) and traditional printed materials, the specific goal of this work is to understand which reading skills may have arisen because of the new literary experiences in the cyberliterature field. This study is initiated approaching some diffused views found in a variety of media (films, books, songs, videogames etc) about mankind and technology relationship. That approach is needed because we believe reading is a situated social practice (COPE, KALANTZIS, 2000) and the readers¿ education should be based on reflections which question, for example, dichotomic discourses (i.e. men x machines, utopia x dystopia) that are disseminated in our society. This doctoral thesis has an interdisciplinary perspective, the one we believe is the most appropriate to deal with a multidimensional theme as the cyberliterature is. Concepts as hybridization by Santealla (2003, 2007), remediation, by Bolter and Gruisin (2000), hypertext by Landow (2006), multiliteracies (COPE, KALANTZIS, 2000), cyberliterature (HAYLES, 2209) and transmedia storytelling, by Jenkins (2008) are the theoretical bases of this research, essential to understand the ongoing reshaping processes occurring both within language and readers. In this research the mentioned concepts were worked through the analysis of the project called "We tell stories", conceived by the British branch of Penguin Press aiming to promote its authors and printed novels from its catalogue. The project wanted to develop stories based on different kinds of media and platforms which should include levels of interaction between the materials and the readers (the reader had actually the power to change the sequence of some events in a number of stories). The analysis conducted in this thesis leaded us to conclude that ¿ even though there are still some common aspects between printed and cyberliterary productions - there are new ways of telling stories and these new materials demand the formation of a new kind of reader ¿ the multilerate ciber-reader
Subject: Cibercultura
Multiletramentos
Hibridismo
Comunicação e tecnologia
Literatura
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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