Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269307
Type: TESE
Title: O poder em sala de aula : disputas, amenização e sedução
Author: Narezzi, Edilene Cristina, 1967-
Advisor: Cruz, Celene Margarida, 1945-
Abstract: Resumo: O presente trabalho parte do princípio de que o poder é uma relação de forças que, enquanto tal, gera resistências. Embora seja mais pontual, manifestando-se, dentre outras formas, através da indisciplina e dos questionamentos, a resistência também está presente na sala de aula, considerando-se que aí também há uma relação de forças que envolve, de um lado, o professor e de outro, os alunos. Caberá ao professor encontrar formas de amenizar essa resistência. É dentre essas formas que se encontra a sedução. O objetivo da presente dissertação é mostrar, através da análise de aulas gravadas e entrevistas feitas durante um semestre de um curso de francês de uma universidade paulista, que a sedução é uma das melhores formas de amenizar os conflitos existentes dentro da sala de aula, rompendo resistências e fazendo com que o aluno se envolva com o seu objeto de estudo que é, no caso, a língua francesa. Embora alguns pesquisadores considerem a sedução como sendo negativa, procuro mostrar que a sedução, quando usada coerentemente dentro da sala de aula, só traz benefícios, tanto ao aluno quanto ao professor, evitando confrontos, facilitando a socialização do saber e tornando o ato de aprender uma língua estrangeira, ou qualquer outra disciplina, muito mais agradável para ambos: para o professor, pelo desafio de seduzir e pelo prazer de fazer disso um instrumento para o ensino; e para o aluno, por se sentir muito mais envolvido no seu processo de aprendizagem

Abstract: Not informed.
Subject: Lingua - Estudo e ensino
Sedução
Democracia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Narezzi_EdileneCristina_M.pdf13.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.