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Type: TESE
Title: O ensino de língua inglesa e o imaginário sobre o idoso
Title Alternative: English language teaching and imagery on elderly
Author: Silveira, Mara Regina
Advisor: Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Abstract: Resumo: As mudanças demográficas apresentam o Brasil como um país em processo de envelhecimento, a discussão sobre o envelhecimento populacional começa a emergir em várias ciências, justificando o desenvolvimento de pesquisas como a que propomos, objetivando explorar a constituição e o uso do imaginário do idoso veiculados pela mídia. De forma mais específica, buscamos identificar a imagem do idoso na propaganda, por ser a comunicação publicitária utilizada como indicador, produto e reflexo dos valores culturais da sociedade. Este trabalho propõe a investigação sobre a constituição do idoso hoje como subsídio para o ensino de inglês como língua estrangeira (LE) a este público, pois ainda são escassas as oportunidades de estudar uma LE em um ambiente voltado às necessidades das pessoas nesta faixa etária. O corpus recorta a imagem do idoso em alguns anúncios publicitários veiculados pela mídia impressa, observando os mecanismos discursivos acionados em tais textos, com apoio da Análise de Discurso Materialista, representados aqui pelos pensamentos de Michel Pêcheux e Jacqueline Authier-Revuz, na França, e Eni Orlandi, no Brasil, buscando investigar as representações do idoso presentes no imaginário de nossa sociedade e expressas em propagandas publicadas em veículos de mídia de grande circulação nacional. Além disso, analisaremos também as representações dos idosos presentes na mídia, a partir do discurso dos alunos do Centro de Línguas de Jundiaí/SP - Projeto CLITI (Culturas da Língua Inglesa para a Terceira Idade) sobre si mesmos e sobre elementos da prática de aprendizagem de uma LE, como forma de também analisar como o idoso vê ou se vê nesse processo de identificação através da imagem do idoso produzida pela via midiática. Resultam dessas observações duas formas-sujeito distintas, uma que mimetiza os ideais da juventude, aqui chamada de "novo velho" e outra, ainda constituída à margem da sociedade e referência para as políticas públicas, aqui chamada de "idoso-inclusão". Para o ensino de LE e outras áreas sociais que lidam com idosos, nossa análise nos permitiu observar representações que apontam para um imaginário em constante reformulação e passível de equívocos, onde muitas vezes os idosos são submetidos a tratamentos infantilizados, devido à sua condição de dependência e fragilidade.

Abstract: Brazil is going through demographical changes, as well as through an aging process. The discussion upon the populational aging begins to emerge in several sciences, which justifies the development of researches such as this one. Our research aims at exploring the building and the use of the elderly image in the media. Our search is to identify the elderly image through advertisements, because the media communication is used as indicator, product and reflection of the society's cultural values. This project aims at investigating the elderly constitution nowadays as proof to the English language teaching to this public, due to the lack of opportunities to study a foreign language in an environment appropriate to the specific needs of this public. Our corpus uses the elderly image in some advertisements published in magazines in Brazil. Our search is about the discoursive mecanisms inside these texts, using the support of the Materialistic Discourse Analysis, here represented by the thoughts of Michel Pêcheux and Jacqueline Authier-Revuz, from France, and Eni Orlandi, from Brazil. We aim to investigate the elderly representations - shown in advertisements in nationwide media - as part of the imaginary in our society. Also, we are going to analyze the elderly media representations through the CLITI Project students' discourse about themselves and about the English language learning process. Our objective is analyse how the elderly see this process or see themselves in this identification process triggered by the media. From these observations we distinguish two different subject forms, one that mimes the ideals of youth, hereby called "new old" and another, built at the margin of the society and also reference to public politics, hereby called "elderly". Teaching EFL and other social areas that deal with elderly have allowed watching representations that aim to an imagery in constant reformulation and susceptible to misunderstandings, where many times the elderly are submitted to childish treatments due to their condition of dependence and fragility.
Subject: Língua estrangeira
Análise do discurso
Mídia
Estudo e ensino - Lingua inglesa
Idosos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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