Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269285
Type: TESE
Title: Materiais didáticos multimídia no estudo de Língua Portuguesa : deslocamento nas relações entre as posições-sujeito professor e aluno
Title Alternative: Presidential Election and FIFA World Cup
Author: Megid, Cristiane Maria, 1982-
Advisor: Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Bolognini, Carmen Zink
Abstract: Resumo: O presente texto apresenta os resultados dos estudos de práticas educacionais com materiais didáticos multimídia que têm sido propostos recentemente para o estudo de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Para isso, foram selecionados dois tipos de materiais. O primeiro é composto por análises de cenas de filmes desenvolvidas pelo grupo de pesquisa "Relações Institucionalmente Determinadas: História e Ideologia", coordenado pela Profa. Dra. Carmen Zink Bolognini (IEL/Unicamp). Tais análises têm sido trabalhadas anualmente, desde 2007, em oficinas com os alunos que participam do programa "Ciência & Arte nas Férias", desenvolvido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. Dessa prática, analisamos as avaliações dos alunos sobre a oficina apresentadas à coordenação do programa. O segundo conjunto de atividades foi desenvolvido pelo Projeto Conexão Linguagem, integrante do Projeto Condigitais (MEC/MCT/FNDE/UNICAMP), que produziu material multimídia para o ensino de Língua Portuguesa (entre outras disciplinas) no Ensino Médio. Os conteúdos produzidos são compostos por vídeos, programas de rádio, atividades de aprofundamento e jogos digitais que estão disponíveis no site do Ministério da Educação. O material Conexão Linguagem foi trabalhado em aulas com 30 alunos do Ensino Médio de escolas estaduais de Campinas reunidos em um projeto realizado na Unicamp. A análise das atividades foi feita a partir de respostas dos alunos às atividades que compõem o material, pelas suas avaliações das práticas educacionais e pelos registros da professora em diário de campo. Todas as análises foram feitas com base nos fundamentos teóricos da Análise de Discurso de perspectiva materialista. Elas indicam que os materiais trabalhados instauram outras práticas educacionais, diferentes daquelas desenvolvidas com materiais que circulam em meios impressos, promovendo o deslocamento das posições-sujeito professor e aluno. Esse deslocamento promove e é promovido pela possibilidade de acesso a textos e ambientes diferentes daqueles que se apresentam impressos, agregando o envolvimento dos alunos nas atividades e a ampliação das possibilidades das práticas educacionaiS

Abstract: The aim of this work is to present the results of studies about educational practices with multimedia teaching materials that have been proposed recently for the study of Portuguese language in high school. For this purpose, we selected two different materials: analyzes of movie scenes developed by the research group coordinated by Prof. Dr. Carmen Zink Bolognini (IEL/Unicamp); and activities of the Project Condigitais (MEC/MCT/FNDE/UNICAMP), which produced multimedia materials for the teaching of Portuguese language (among other academic disciplines) in high school. All analyzes were made based on Discourse Analysis materialist perspective. They indicate that the multimedia materials developed other educational practices, different from those in print media, promoting displacement of teacher and student positions. It promotes and is promoted by the possibility of access to different texts and environments, adding the involvement of students in activities and expanding the possibilities of educational practices
Subject: Análise do discurso
Tecnologia educacional
Educação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Megid_CristianeMaria_M.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.