Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269283
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Tarefas de leitura e concepção de texto expositivo pela criança de terceira serie
Author: Abreu, Ana Silvia Couto de
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Abstract: Resumo: Os textos lidos fora do ambiente escolar, são em sua maioria, do gênero expositivo. Faz-se necessário, por isso, oferecer propostas na escola que preparem o aluno para lê-los com adequação, no sentido de construir um significado para si, mediante um processo de leitura interativa. Entretanto, as propostas apresentadas aos alunos, na escola, priorizam o trabalho com o gênero narrativo, por considerá-lo mais acessível. A literatura confirma essa crença na incapacidade da criança de ler textos de outros gêneros que não o narrativo. Contrariamente aos pressupostos convencionais da escola e às teses existentes na literatura, parto da hipótese de que o texto expositivo é acessível, até mesmo nas primeiras séries do primeiro grau, desde que condições para sua compreensão sejam oferecidas aos alunos. Através de tarefas de leitura apresentadas aos alunos de terceira série do primeiro grau, pude confirmar a hipótese que norteou este trabalho, ou seja, os alunos são capazes de construir um sentido para o texto expositivo, utilizando estruturas textuais e temáticas ainda incipientes, mas indicativas de suas potencialidades como leitores e escritores. Essas potencialidades revelam-se à medida que sejam propostas tarefas que envolvam uma produção oral ou escrita. Face a essas conclusões, apresento algumas sugestões para um trabalho pedagógico

Abstract: Not informed.
Subject: Leitura (Ensino de primeiro grau)
Linguística aplicada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1990
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Abreu_AnaSilviaCoutode_M.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.