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Type: TESE
Title: Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais
Title Alternative: Discursive dynamics in Portuguese's classes : the use of textbooks and teaching projects
Author: Bunzen Junior, Clecio dos Santos
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de, 1945-
Abstract: Resumo: O objetivo desta tese é refletir sobre os usos do livro didático na dinâmica discursiva da aula de Português. Em um primeiro momento, com base nos estudos sobre a gênese e a fabricação da disciplina escolar e do livro didático de Português (doravante LDP), procuramos ir além da representação do professor de língua materna como executante que realiza o trabalho docente prescrito pelo livro didático adotado. No âmbito de tal problemática e, com base em uma perspectiva do LDP enquanto um gênero do discurso, realizamos uma análise discursiva do texto didático e de suas características textuais discursivas no intuito de interpretar o projeto didático autoral de uma coleção de ensino fundamental II, a saber: Linguagens no século XXI, de Heloisa Takasaki, editora IBEP. Essa coleção, recomendada como distinção pela avaliação do PNLD-2005, foi escolhida para ser utilizada por uma escola pública na cidade de Bragança Paulista durante três anos. Em um segundo momento, voltamos nossa atenção para o diálogo entre o projeto didático autoral deste LDP e os projetos didáticos das professoras em um contexto de ensino-aprendizagem específico. Afim de realizar esse tipo de estudo, construímos um quadro epistemológico transdisciplinar e abordamos nosso objeto de pesquisa de uma perspectiva discursiva e interpretativista, visto ser uma pesquisa qualitativa e de orientação sócio-histórica. A metodologia utilizada para geração de dados, de natureza etnográfica, caracterizou-se pela utilização de uma gama de técnicas: observação participante, gravação em áudio de aulas, produção de notas de campo, análise documental (do LDP, dos cadernos dos alunos, etc.), que nos permitiu apreender de que forma os professores e os alunos replicam e produzem ações responsivas em relação ao projeto didático autoral do LDP. Nossos resultados mostram que o livro didático é utilizado, neste contexto específico, como uma proposta pedagógica a ser interpretada/re-alinhada pela professora e seus alunos. Em alguns episódios, por exemplo, as professoras mantêm alguns elementos da unidade didática em uso, mas, em vários momentos, transformam e subvertem as ações do projeto didático autoral do LDP, construindo outros objetos de ensino. Esses movimentos discursivos de aproximação e distanciamento revelam facetas para compreendermos o projeto didático autoral das docentes, um aspecto da autoria da aula que nem sempre é levado em consideração pelas políticas públicas (PNLD) e pelos cursos de formação de professores.

Abstract: The main purpose of this dissertation is to reflect on the uses of didactic books in the discursive dynamics of the Portuguese language classroom. Based on studies about the genesis and fabrication of this school discipline and of the didactic book of Portuguese (henceforth DBP), we attempt to go beyond the representation of the Portuguese language teacher as an automaton who parrots the pedagogic work prescribed in the didactic book. Considering the DBP as a discourse genre, we undertook a discursive analysis of the didactic text and its textual-discursive features so as to sort out the authorial didactic project of a textbook series aimed at basic education, namely: "Linguagens no século XXI," by Heloisa Takasaki, editora IBEP. This didactic series, which was highly recommended by the Brazilian Committee of Didactic Books Assessment (PNLD-2005), was adopted by a public school in Bragança Paulista, SP, for three years. We then cast our attention to the dialogue between the authorial didactic project of such DBP and the teacher's in a specific teaching-and-learning environment. In order to undertake this study, we delineated a transdisciplinary epistemological framework, and approached the object from a discursive and interpretative perspective, since this is a qualitative, socio-historic research. The methodology for data generation is of an ethnographic nature, and resorted to a set of techniques: Participant observation, audio recording of classes, fieldwork note taking, documental analysis (of the DBP, the students notebooks, etc.), which enabled us to apprehend how teachers and students reply and build responsive actions towards the authorial didactic project of the DBP. Our studies demonstrate that the didactic book is used, in such context, as a pedagogic proposal to be interpreted/re-aligned by the teacher and her students. In some episodes, for instance, the teachers keep some elements of the didactic unit in use, but, in many other moments, they transform and subvert the actions of the authorial didactic project of the DBP, building up other objects of teaching. Such discursive movements of approximation and distancing reveal aspects that could help us understanding the teachers' authorial didactic project, a feature of authorship in the classroom which isn't frequently taken into consideration in public politics and in teacher training courses.
Subject: Letramento
Livros didáticos
Estilo
Interação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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