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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Desejo de Deus : as lagrimas e a representação do ideal monastico primitivo em hadiografias medievais portuguesas
Author: Candolo, Teresa
Advisor: Osakabe, Haquira, 1939-2008
Abstract: Resumo: O presente trabalho consiste na análise da hipótese de as lágrimas constituírem elemento significativo na economia de hagiografias medievais portuguesas, contribuindo para a representação da santidade nos personagens desses textos. Para tanto, constituímos um corpus de hagiografias - o legendário da Collecção Mystica de Frei Hylario de Lourinhaã, do códice de Lisboa BNL ALC 462, que contém dez vidas de santos - e um segundo corpus, composto de textos de espiritualidade e doutrina medievais. Ambos os corpora advêm do mesmo scriptorium, do mosteiro português cisterciense de Alcobaça, do período que compreende os séculos XIV e XV, e os textos encontram-se em português arcaico. A partir de reflexão acerca da doutrina do dom de lágrimas, ou Penthos, que surgiu no início do monaquismo, com os Padres do Deserto, e perdurou no ambiente monástico de toda a Idade Média Ocidental, analisamos as hagiografias portuguesas. Para tanto, valemo-nos também dos tratados espirituais que compõem o segundo corpus, a fim de verificar a operância do conceito dentro do scriptorium que produziu as versões das hagiografias analisadas. Os resultados foram muito positivos: a doutrina do dom de lágrimas está fortemente presente nos tratados espirituais encontrados em Alcobaça; a biblioteca desse mosteiro possui, inclusive, textos fundamentais para o estabelecimento da doutrina das lágrimas em testemunhos do século XV, em português. Nas hagiografias, as lágrimas são atributos dos personagens mais santos, dos quais o hagiógrafo valeu-se para externar a compunção de temor - o arrependimento pelos pecados - e a compunção de amor - o desejo de Deus - experienciados pelos personagens. As duas compunções, de temor e de amor, são os componentes da doutrina do dom de lágrimas cristão medieval

Abstract: This work consists of an analysis of the hypothesis that the tears constitute a meaningful element in the economy of the Portuguese medieval hagiographies, and that they contribute to the representation of sanctity of the characters of such texts. In order to do so, we set up a corpus of hagiographies - the legendary from the Collecção Mystica de Frei Hylario de Lourinhaã, from the Lisbon codex BNL ALC 462, which contains ten Lives of Saints - and a second corpus, composed of texts on spirituality and medieval doctrines. Both corpora come from the same scriptorium of the Portuguese cistercian monastery of A1cobaça.They belong to the period that comprises the XIV and XV centuries, and their texts are written in archaic Portuguese. We analysed the Portuguese hagiographies by reflecting on the doctrine of the gift of tears, or Penthos, which began in the outset of the monasticism, with the desert fathers, and endured in the monastic environrnent throughout all Western medieval times. To do that, we also made use of the spiritual treatises that make up the second corpus, so as to check the cogency of the concept within the scriptorium that produced the hagiographies in questiono The results were very positive, as the doctrine of the gift of tears is steadily present in the spiritual treatises that were found in Alcobaça. The library of that monastery has texts in Portuguese that are fundamental for the establishment of the doctrine of the tears in the testimonies of the XV century. In the hagiographies, the tears are attributes of the holiest characters, the ones who the hagiographer used to externalize the compunction of fear - the repentance for the sins - and the compunction of love - the desire for God - that they underwent. Both compunctions, of fear and love, are the components of the medieval Christian doctrine of the gift of tears
Subject: Literatura medieval
Literatura portuguesa
Hadiografia
Mistica
Santidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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