Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269275
Type: TESE
Title: Leitura, literatura e alfabetização de adultos
Author: Silva, Simone Bueno Borges da
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela B. (Angela Bustos), 1945-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a formação do leitor nos cursos de alfabetização de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa-ação em contexto de alfabetização de adultos, numa cidade do interior do Estado de São Paulo, em que trabalhos com leitura de textos literários foram desenvolvidos de acordo com uma perspectiva que privilegiou a atuação do aluno enquanto leitor. O objetivo do trabalho foi o de analisar os papéis que a literatura pôde desempenhar no processo de formação do leitor adulto, como recurso didático, como instrumento que levasse o aluno a uma ação reflexiva sobre si mesmo e o mundo, e como instrumento de transformação das tradicionais aulas de leitura e do ambiente escolar. Para cumprir nossos objetivos determinamos a pesquisa-ação como metodologia de trabalho, já que pretendíamos encontrar alternativas para transformar uma realidade de sala de aula. Desta forma, a obtenção de dados quantitativos seria insuficiente para o cumprimento de nossa meta. Assim, elaboramos um plano de ação com três etapas: A primeira, chamada de exploratória, visava a integração entre os participantes da pesquisa que eram o pesquisador, o professor e os alunos de uma turma de alfabetização de jovens e adultos. Nesta primeira fase também apresentamos nosso plano de ação para os membros da pesquisa, esclarecendo que selecionaríamos textos literários do interesse da turma para serem lidos e debatidos pelo grupo. A segunda fase tratou da coleta dos dados que consistiu em anotações em diário e gravações em áudio das atividades previstas no plano de ação. A última etapa foi composta pela análise dos dados e elaboração desta dissertação

Abstract: This work examines the role of literature in the teaching of reading to adults students. Our aim is to analyse the functions of literary texts in the adult literacy classroom, as a dídactic resource, as an instrument for reflexive thought and as an instrument for the transformation of the traditionaly methods of reading instruction in adult literacy education. Through collaborative research, we developped an intervention program which can be divided into three step. The first step aimed at the integration of the members in the research program, and the selection of literary texts for reading and discussion. The second step consisted data collection the recording of the classes involved, threugh field notes and audio recording. The last step consisted on the analysis of the data presented in this dissertation. We based our analysis on the studies of literacy as a social practice and we analyse the classroom interaction data frem this perspective. The results of our intervention program confirm the tripartite function of literature in the acquisition of reading by adult students
Subject: Leitura
Alfabetização de adultos
Literatura brasileira - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_SimoneBuenoBorgesda_M.pdf4.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.