Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269273
Type: TESE
Title: Desenredando os fios da Teia : analise de um curso de formação continuada no contexto do Programa Teia do Saber
Title Alternative: Disentangling the web's threads : analysis of a teachers' continuing education course in the context of the Program Webs of Knowledge ('Teia do Saber')
Author: Valsechi, Marília Curado, 1985-
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela Del Carmem Bustos Romero de
Abstract: Resumo: Nesse trabalho, analisamos um curso de formação continuada oferecido por uma equipe do Grupo Letramento do Professor - do qual fazemos parte - do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP), no âmbito do programa Teia do Saber, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEESP). Objetivando entender como o professor está envolvido no processo de formação continuada proposto, investigamos o modo como os formadores desenvolveram sua proposta de formação e analisamos como o professor alfabetizador se apropriou dos saberes relacionados à leitura, divulgados no curso. Utilizamos o Banco de dados do Grupo e, utilizando o paradigma qualitativointerpretativista, tomamos como corpus para análise o planejamento dos formadores, transcrições de interação em sala de aula, diários de campo, planos e projetos de leitura elaborados pelos professores alfabetizadores; além de duas entrevistas com os formadores. Os resultados do nosso estudo mostram que, ainda que sejam propostos cursos consistentes do ponto de vista teórico-metodológico, como o curso "Ensino de leitura", aqui analisado, o modelo fragmentado de formação continuada oferecido pelo estado aos professores interfere negativamente no processo de apropriação de saberes do professor alfabetizador, pois, enquanto processo naturalmente gradual, necessita de continuidade para que os saberes divulgados na formação possam ser integrados aos saberes já construídos e ressoar nas propostas pedagógicas em sala de aula

Abstract: In this dissertation, we analyzed a teachers' continuing education course offered by the Teacher's Literacy research Group at the Language Studies Institute (IEL-UNICAMP). The course was part of a Program called "Teia do Saber", offered by the State Secretary of Education in the state of São Paulo to primary and secondary school teachers. Aiming to understand how the teacher is involved in the continuing education program, we investigated the university team proposal as well as the teachers' ways of appropriating the course subject matter, on how to teach reading at the elementary level. We used the research data bank for our interpretive study, composed by: the instructors's lesson planning, transcripts classroom interactions, diaries, reading lesson plans and school projects prepared by the elementary school teachers and interviews with the instructors. Our results show that even when course with a consistent methodological / theoretical perspective are offered, such as the Reading course here analyzed, the continuing education fragmented model offered by the state education secretary to its teachers interferes negatively in the teacher's knowledge appropriation process, a gradual process that requires continuity so that the topics studied in the continuing education courses may be integrated to the teacher's already constructed theoretical and experiential knowledge and revoiced in the classroom
Subject: Professores - Educação (Educação permanente)
Análise de interação em sala de aula
Leitura
Apropriação
Saberes docentes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valsechi_MariliaCurado_M.pdf12.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.