Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269272
Type: TESE
Title: A formação continuada de professores e a educação a distancia : novas possibilidades
Title Alternative: Continuing education of Teachers and distance education : new possibilities
Author: Vianna, Carolina Assis Dias, 1984-
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela Del Carmem Bustos Romero de
Abstract: Resumo: Este trabalho investiga o curso-piloto Letramento nas séries iniciais, um curso de formação continuada de professores, realizado na modalidade semipresencial pelo Centro de Formação de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (CEFIEL) no ano de 2005. Direcionamos nosso estudo tanto para a relação dos professores em formação com as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), quanto para a microanálise das interações ocorridas a distância entre os participantes do curso. Nosso objetivo principal é refletir sobre os processos de formação de professores, voltando o olhar para o curso de formação oferecido pelo Cefiel, na modalidade semipresencial. Para tanto, discutimos questões relativas ao real acesso que os professores em formação têm ao computador e ao curso; às características da nova aula que se configura no espaço virtual; aos papéis dos sujeitos participantes do curso; às estratégias utilizadas por formadores e professores na interação via escrita. Percebemos, ao longo da pesquisa, que o fator determinante para as diversas especificidades encontradas nas interações e produções colaborativas do curso em análise não está exclusivamente relacionado ao fato de a maior parte ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Foi possível notar, com as análises, que os recursos disponibilizados pelo uso do computador e da Internet podem, sim, auxiliar na construção de uma interação diferenciada em relação ao que ocorre em uma aula presencial, mas o que determina se essas tecnologias serão utilizadas em favor de uma aula menos centralizada na figura do professor e mais colaborativa é de fato a metodologia adotada pelos formadores

Abstract: The purpose of this work is to investigate a teachers' continuing education course, called Letramento nas séries iniciais (Literacy in first years of schooling), a mixed-mode course (with online interactions and two face-to-face classroom meetings, over a period of two months), offered in 2005, by CEFIEL (Center for Teacher Continued Education, Institute of Language Studies, State University of Campinas (UNICAMP, Brazil). The work focuses on the teacher's expertise and familiarity with computer technology and on the microanalitic of written interactions between participants. In order to reflect about the teachers' continuing education processes, focusing on this specific course, we investigate such aspects as the real access of teachers to the computer and the Internet; the characteristics of online classes in the virtual space; the functions of participants in the course and the participants' uses of writing in computer mediated communication. The findings reveal that determinant factors of course interaction and learning are related to the online component, and, more importantly, to the methodology adopted. Our results show that computer resources could help in the construction of a differentiated class interaction, but whether the technology is put to use in favor of a more collaborative lesson, less centered on the university instructor depends more on the methodology adopted than on the presence of technology by itself
Subject: Professores - Educação (Educação permanente)
Interação professor-aluno
Tecnologia da informação
Educação a distancia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vianna_CarolinaAssisDias_M.pdf4.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.