Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269268
Type: TESE
Title: Era uma vez um grupo de professoras... Analise de uma historia de letramento e formação continuada
Author: Farinha, Gislainy Soares
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela Bustos
Abstract: Resumo: Nesse trabalho serão relatadas e analisadas a constituição e atividades esenvolvidas por um grupo de estudos, sem fins lucrativos, criado em Santa Bábara D¿ Oeste/SP, denominado Reuniões para Estudos de Ensino de Língua Portuguesa (REELP). Sete professoras da rede pública estadual de São Paulo estiveram à frente da fundação e manutenção do grupo, no período de 1996 a 2001, que contou com o apoio institucional da Associação de Leitura do Brasil - ALB. A partir de um pequeno mosaico socio-histórico da profissão docente, delineamos os problemas enfrentados pelos professores em sua formação inicial e continuada e as suas relações com o Estado e os saberes necessários à prática docente, demarcando, assim, as condições históricas que propiciaram o surgimento do REELP. Por meio de entrevistas com os membros da diretoria do grupo e com algumas professoras que mais participaram das atividades reconstituímos uma versão do que foi esse projeto que caracterizamos como um projeto de autoformação continuada. Analisamos a organização e as estratégias utilizadas pelos membros da diretoria do REELP para atrair a participação dos professores, tais como: jornais, cartões de Natal e cartas-convites e os mundos novos de letramento envolvidos na execução dessa tarefa. As entrevistas também possibilitaram um olhar sobre as representações sociais das professoras sobre o exercício do docente, a partir do que elas consideraram as contribuições do REELP e as pequenas mudanças que se fizeram por meio dessa experiência

Abstract:The purpose of this work is to analyse activities developed by a non-profit study group,created in Santa Barbara D¿Oeste/SP, that goes by the name of REELP (Portuguese Language Education Studies Meetings). Seven teachers from the Public School System of the State of São Paulo founded and maintained the group, from 1996 to 2001, with the institutional support of the Associação de Leitura do Brasil ¿ ALB. We start with a review of the history of the teaching profession in order to show the problems faced by teachers in their initial and continuing education, in their relations with the State and with university, and to delimit the historical conditions which account for the start of REELP activities. Through interviews with the group¿s board of directors and some teachers who had frequent attendance in the meetings we construct a version about this project¿s activities for continuing self-education. We analyse the organization and strategies used by the board members of REELP in order to attract membership, describing the new worlds of literacy involved in the execution of these tasks. The interviews also give us an insight about the social representation of teachers about their practice and about the aspects that they considered as contributions of REELP towards change in their teaching practice
Subject: Letramento
Professores - Formação
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Farinha_GislainySoares_M.pdf6.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.