Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269265
Type: TESE
Title: Interações em aula de matematica para jovens e adultos
Title Alternative: Interaction in mathematics class for young and adult
Author: Valverde, Regina Maria Seco de Miranda
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela Bustos
Abstract: Resumo: Este trabalho descreve a interação professor-aluno na aula de matemática para a educação de jovens e adultos. Com o intuito de compreender o contexto do ensino de matemática, partimos de uma perspectiva interdisciplinar, para investigar as relações entre a linguagem matemática e a linguagem natural e a importância da análise da interação para o ensino. Com base nas contribuições da sociolingüística interacional para os estudos da interação Gumperz (1972 & 1982), Goffman (1998) e Brown e Levinson (1995), analisamos pistas contextualizadoras diversas e suas funções na promoção de situações de aprendizagem. Verificamos a utilização de mecanismos verbais para a construção de conceitos matemáticos e apresentamos as relações entre o objetivo da aula e o tipo de interação estabelecida. A análise das situações observadas, em 2000, permitiu que se refletisse sobre o papel do professor na escolha de atividades significativas no processo de ensino e aprendizagem e a necessidade do estudo da interação em sala de aula na formação de professores de matemática

Abstract: This study describes teacher-student interaction in mathematics classes for young and adult education. In order to understand the teaching of mathematics, we investigate the relationship between mathematics language and natural language and show the importance of the analysis of interaction for teaching Mathematics. Based on the contribution of interactional sociolinguistics (GUMPERZ, 1972 & 1982; GOFFMAN,1998 e BROWN e LEVINSON,1995), we observe the verbal mechanisms utilized for the introduction of mathematical concepts and establish types of interaction observed. The analysis permits us to reflect on the role of the teacher in choosing significant activities to facilitate the learning processes
Subject: Interação
Linguagem natural
Matematica - Linguagem
Educação de jovens e adultos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valverde_ReginaMariaSecodeMiranda_M.pdf807.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.