Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269256
Type: TESE
Title: Esperança e decadencia : as imagens de Portugal na segunda serie de A Aguia
Author: Oliveira, Paulo Fernando da Motta de
Advisor: Osakabe, Haquira, 1939-2008
Abstract: Resumo
Abstract
Resumo: O objetivo desta tese é o de analisar as imagens de Portugal presentes na segunda série da revista A Águia, publicada de 1912 a 1922 no Porto, contextualizando-as em uma tradição que se inicia com o advento do liberalismo em Portugal. No primeiro capítulo nos referimos às várias imagens do país geradas no período que vai de Almeida Garrett ao advento da República. No segundo analisamos propriamente a citada revista indicando a existência de três momentos principais: - o dos três primeiros volumes, publicados de janeiro de 1912 a junho de 1913, em que a imagem preponderante é aquela elaborada pelos saudosistas, - o dos três volumes subseqüentes, que vão de julho de 1913 a dezembro de 1914, em que se degladiam duas propostas absolutamente díspares sobre o país, a dos saudosistas, defendida por Teixeira de Pascoaes, e a elaborada por António Sérgio - o dos demais volumes da revista, em que a questão nacional praticamente desaparece, só ressurgindo, e de forma lateral, nos números em que os colaboradores de A Águia defendem a participação de Portugal na Primeira Grande Guerra. Em anexo é apresentada uma relação geral dos colaboradores dessa série, com os volumes em que participaram e o número de artigos publicados em cada um deles, e um índice geral da segunda série de A Águia

Abstract: Not informed.
Subject: Pascoais, Teixeira de, 1877-1952 - Crítica e interpretação
Saudosismo
Portugal - Cultura de massa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_PauloFernandodaMottade_D.pdf69.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.