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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramuccipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent161 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleCrenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantespt_BR
dc.contributor.authorVechetini, Lilian Rosept_BR
dc.contributor.advisorScaramucci, Matilde V. R., 1951-pt_BR
dc.contributor.advisorScaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subjectCrenças sobre a aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo visa investigar as crenças de dois professores de inglês como LE de uma escola de idiomas com relação ao ensino de vocabulário para alunos que estão no início de seu processo de aprendizagem da língua-alvo. O objetivo é investigar as crenças desses profissionais através do seu dizer e do seu fazer. A pesquisa é de natureza qualitativa, em que foram usados os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionário, entrevistas, observação das aulas seguidas de gravações em áudio e vídeo e anotações de campo. Os resultados revelam que os dois professores-participantes acreditam que seus alunos iniciantes apresentam dificuldades para desempenharem tanto atividades produtivas como receptivas devido ao seu baixo conhecimento lexical da língua-alvo. No entanto, a sua prática de instrução de palavras tende a ser aleatória; eles parecem acreditar que o ensino de vocabulário deve ocorrer em resposta à uma pergunta específica de um aluno. Os resultados também mostram que, embora as crenças inferidas através do seu dizer nos revelam que eles acreditam na importância de se usar técnicas explícitas de ensino do vocabulário, visando promover uma aprendizagem intencional, as crenças inferidas a partir da sua prática de instrução de palavras nos mostram que ela raramente é sistemática. Apesar de dizerem acreditar na importância do uso de estratégias de ensino/aprendizagem de vocabulário visando auxiliar o processo de aquisição de palavras de seus alunos iniciantes, a observação de suas aulas nos revela que elas são muito pouco utilizadas. O que se pode perceber através da análise dos dados é que a prática desses professores é bastante influenciada pelo material didático utilizado por elespt
dc.description.abstractAbstract: This study aims at investigating the beliefs of two teachers of English as a foreign language from a language school concerning the teaching of vocabulary to adults in the first stages of the learning process of the target language. The aim is to investigate the beliefs of these professionals through their what they say and what they do. This is a qualitative research in which the following procedures for data collection were used: questionnarie, interviews, class observations followed by audio-visual recording and field notes. Classes were observed during one semester of formal instruction. The results show that the teachers believe beginners face difficulties to perform either productive or receptive tasks due to their low lexical knowledge. However, they seem to believe that vocabulary instruction must occur in response to a specific question from a student. The results also show that, although the beliefs inferred through what they say reveal that they believe in the importance of using explicit techniques for the instruction of words, the beliefs inferred through their practice reveal that it is rarely systematic. In spite of believing in the importance of using vocabulary teaching and learning strategies, with the objective of supporting the lexical acquisition process of their students, the observation of their classes shows that they are not very used. What we can realize through the analysis of the data is that the practice of the participant teachers is very influenced by the book they useen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationVECHETINI, Lilian Rose. Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes. 2005. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269255>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua Estrangeirapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFilho, Jose carlos Paes de Almeidapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBarcelos, Ana Maria Ferreirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDash, Linda Gentri Elpt_BR
dc.date.defense2005-01-25T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T08:04:50Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T08:04:50Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T08:04:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vechetini_LilianRose_M.pdf: 513121 bytes, checksum: 536a0edc7ad9a83b2c642c65304affe0 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269255-
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