Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracinipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent218p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleO discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-alunopt_BR
dc.title.alternativeThe effects of the teacher's evaluative discourse upon the constitution of the student's identitypt_BR
dc.contributor.authorCavallari, Juliana Santanapt_BR
dc.contributor.advisorCoracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subject.otherlanguageTeaching - Learningen
dc.subject.otherlanguageEnglish languageen
dc.subject.otherlanguageIdentityen
dc.subject.otherlanguageDiscourse analysisen
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo é analisar como o freqüente discurso avaliador do sujeito-professor incide na constituição identitária do sujeito-aluno, considerando que é no e pelo olhar do outro (ou de outros) que o sujeito, que é falado, constrói sua própria imagem de identidade. Para tanto, fez-se necessário resgatar os fios que tecem o dizer do professor, atentando para a relação interdiscursiva que provoca efeitos de verdade nesse dizer. Do ponto de vista teórico, a presente pesquisa situa-se na interface entre a análise do discurso de linha francesa, a desconstrução e a psicanálise. O corpus de pesquisa foi coletado em uma escola particular de idiomas, em situações e contextos variados. A análise dos acontecimentos discursivos expôs a heterogeneidade constitutiva dos sujeitos e dos discursos, possibilitando uma maior compreensão da constituição identitária dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, em especial do sujeito-aluno, a partir de suas representações e identificações com o discurso do outro (professor). Por meio do discurso avaliador, o olhar do professor incide no aluno como um julgamento constante e a avaliação formal ou prova acaba funcionando como uma sentença legitimada e legitimadora desse discurso que, muitas vezes, antecipa o sucesso ou o fracasso do aluno, frente ao processo em questão. O sujeito-aluno, por seu turno, incorpora o discurso do professor, identificando-se e assumindo as imagens lançadas pelo olhar daquele que é suposto-saber. A formulação de professores e alunos também denunciou a contradição entre o ser sempre incompleto e o dever-ser segundo um modelo tido como idealpt
dc.description.abstractAbstract: This study aims at analyzing how the frequent evaluative discourse of the teacher-subject affects the constitution of the student¿s identity, taking into account that the latter builds up his/her identity through the eyes of the other or others. In order to do so, it¿s necessary to track down the threads which weave the teacher¿s talking, by paying attention to the interdiscursive relation responsible for building up effects of truth within this talking. The current research is based on the interface among the French Theory of Discourse Analysis, some Psychoanalysis concepts and Deconstructionist reflections. The corpus of this study was collected in a private Binational Center, during different situations and contexts. The analysis of the discursive events unveiled the heterogeneity of subjects and discourses, allowing a better understanding of the identity constitution of the subject involved in the process of teaching and learning a second language, specially the student¿s identity through his/her representations and identification with the discourse of the other (teacher). Through the evaluative discourse, the teacher¿s look toward the students functions as a constant judgment. The formal assessment or test ends up working as a legitimate sentence of the teacher¿s discourse, which anticipates the success or failure of the student toward the process in which he/she is involved. As a result, the apprentice-subject incorporates the teacher¿s talking by identifying himself/herself with such talking and assuming the images sent by the eyes of the subject who is supposed to know everything. Moreover, the utterances formulated by English learners and teachers exposed the contradiction between what the subject is and what he/she should become, according to some patterns considered as idealen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationCAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 218p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269247>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua Estrangeirapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBolognini, Carmen Zinkpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMattos, Maria Augusta Bastos dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGrigoletto, Marisapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameÓ, Jorge Ramos dopt_BR
dc.date.defense2005-05-08T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T23:05:03Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T23:05:03Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T23:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cavallari_JulianaSantana_D.pdf: 853551 bytes, checksum: 51075b1093f3e9ab9925b5c97ba3738b (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269247-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cavallari_JulianaSantana_D.pdf833.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.