Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269238
Type: TESE
Title: O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
Author: Consolo, Douglas Altamiro, 1959-
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Filho, Jose carlos Paes de Almeida
Abstract: Resumo: Esta pesquisa analisa características pertinentes ao procede construí do insumo no cenário formal da sala de aula de língua estrangeira (lE). Considerando que a aula de lE se constitui como a dica oportunidade de contato dos alunos com a língua alvo (l-alvo), e que a principal fonte de conteúdo, em termos de amostras da l-alvo. o livro didático (lD), analisamos tres livros didáticos nacionais utilizados nas quatro ditimas s.ries do primeiro grau na escola publica, estadual e municipal, para a disciplina lEH, especificamente a língua inglesa. O foco principal de analise . o processo de construção do insumo a partir de dados coletados em aulas de LE, nas quais verificou-se ora a ocorrência, ora a ausência, de características pertinentes ao insumo, levantadas a partir de um acabou o teórico específico. Obtivemos um quadro de categorias, formalizadas diante da analise dos livros em si mesmos e das aulas observadas, que permitem caracterizar o insumo no processo de ensino/aprendizagem de lE nas aulas da escola publica, a priori, ou em outras situa~5es de ensino formal. Esperamos contribuir com um instrumental de analise de livros didáticos, elaborado a partir da teoria e das verifica- se junto à prática pedagógica existente nas escolas, e com parâmetros de avaliação do processo de construção e fornecimento de insumo favorável à aprendizagem e, eventualmente à aquisição de uma em cenário de ensino formal
Subject: Livros didáticos
Linguística aplicada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1990
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Consolo_DouglasAltamiro_M.pdf11.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.