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Type: TESE
Title: Discurso, poder e hegemonia : dilemas do professor de lingua inglesa
Author: Zacchi, Vanderlei Jose
Advisor: Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-
Busnardo, Joanne
Abstract: Resumo: Este trabalho se propõe a discutir os dilemas do professor de língua inglesa diante da posição de hegemonia desse idioma no mundo atual. Primeiramente foi feita uma análise de discursos diversos a respeito do inglês no mundo, globalização e ensino de língua inglesa. Com base nas teorias de Antonio Gramsci e Mikhail Bakhtin, esses discursos foram classificados como hegemônicos, os quais buscam a manutenção do poder dominante, ou contra-hegemônicos, que buscam transformar o estado vigente. Posteriormente foram realizadas entrevistas com professores de língua inglesa da rede municipal de ensino de Belo Horizonte - MG, para avaliar como esses discursos são assimilados no meio educacional. Chegou-se à conclusão de que esses professores são amplamente influenciados pelos discursos a que estão expostos, tanto hegemônicos quanto contra-hegemônicos. Como resultado, foram constatadas inúmeras contradições nas falas dos professores, que são também a expressão concreta de seus dilemas. Essas contradições e dilemas constituem a interdiscursividade, ponto de intersecção entre os enunciados em conflito. A interdiscursividade é efeito do caráter dinâmico e inacabado tanto do discurso quanto do sujeito. Na orquestração de vozes alheias, os professores entrevistados nem sempre foram bem-sucedidos na autoria de um discurso próprio. Os discursos hegemônicos, sendo eles também inacabados, deixam em aberto a possibilidade de transformação, vislumbrada nos depoimentos de alguns professores que mencionaram o ensino crítico como uma forma de contra-discurso

Abstract: This dissertation seeks to discuss the dilemmas of English teachers as a result of the hegemonic position occupied by the English language in the current world. Firstly an analysis of several discourses regarding English in the world, globalisation and English language teaching was carried out. Taking the theories of Antonio Gramsci and Mikhail Bakhtin as a basis, those discourses were classified as hegemonic, which seek to maintain the dominant power, or counter-hegemonic, which seek to transform the status quo. Subsequently English teachers of Belo Horizonte's local public schools were interviewed, in order to evaluate how those discourses are assimilated in the educational sphere. As a conclusion, it was found that these teachers are largely influenced by the discourses that they are exposed to, both hegemonic and counter-hegemonic. Consequently a number of contradictions in the teachers' speeches were noticed, which are also the concrete expression of their dilemmas. These contradictions and dilemmas constitute the interdiscourse, a space where conflicting utterances intersect. Interdiscourse is thus the effect of the dynamic and open character of both the discourse and the subject. In the orchestration of the voices of others, the interviewees were not always successful in authoring their own discourses. Since the hegemonic discourses are themselves also open and in flux, they offer the possibility of change, envisaged in the accounts of some teachers who mentioned critical teaching as a type of counter-discourse
Subject: Gramsci, Antonio, 1891-1937
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Ensino
Ideologia
Globalização
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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