Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269230
Type: TESE
Title: O estudo da leitura na rede publica estadual do Parana a partir dos anos 90 : entre o discurso de formação e a pratica pedagogica
Author: Torquato, Cloris Porto
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: Neste trabalho investigamos a relação entre os documentos oficiais de ensino da rede pública estadual de ensino do estado do Paraná e a prática de ensino de leitura de cinco professores desta rede de ensino procurando verificar a repercussão das orientações teóricas e metodológicas dos documentos no fazer destes professores. Considerando que estes documentos propõem orientar a prática pedagógica trazendo, como argumentos de autoridade, informações teóricas construídas no campo acadêmico, os analisamos como textos de divulgação/vulgarização teórica seguindo as orientações metodológicas propostas por D. Jacobi (1984). Além da análise dos textos oficiais, nos quais verificamos as concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes, analisamos um conjunto de aulas gravadas dos professores acima mencionados verificando as concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes às suas práticas. A partir da verificação destas concepções, observamos que relação poderia ser estabelecida entre as instâncias de divulgação e a prática pedagógica. Ambas as análises foram realizadas à luz da concepção bakhtiniana de linguagem que aponta como constitutivas do significado as situações mais imediata e mais ampla de produção do texto. Assim, recuperamos aspectos históricos da construção dos documentos bem como aspectos sociais relevantes para a compreensão da relação que os professores estabelecem com estes textos e aspectos sociais envolvidos no fazer pedagógico em sala de aula. Concluímos que o fazer dos professores não pode ser associado a uma única fonte de construção/divulgação de saberes posto sua prática mostra a recuperação de saberes relativos à leitura construídos tanto no campo acadêmico quanto em suas experiências de vida como alunos e como professores
Subject: Leitura
Documentos oficiais
Prática pedagógica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Torquato_ClorisPorto_M.pdf9.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.