Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269204
Type: TESE
Title: A oficialização de novas concepções para o ensino de portugues no Brasil
Author: Marinho, Marildes
Advisor: Possenti, Sírio, 1947-
Abstract: Resumo: O interesse principal deste trabalho é o de compreender os modos e/ou estratégias pelas quais o discurso oficial institucionaliza ou legitima determinadas concepções sobre as práticas de linguagem na escola. Para tanto, toma-se como objeto de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesae as propostas curriculares de alguns estados brasileiros, produzidas nas décadas de 80 e 90. Mais especificamente são analisados aspectos do processo enunciativo,ou seja, da relação autor-leitor.ou as imagens pelas quais essa relação se constitui nesse discurso. Duas questões ganham destaque neste trabalho: a primeira refere-se ao processo de autoria, o qual define uma relação desse documentos com a produção teórica nas universidades.Como se dá, considerando um quadro particularde autoria dos textos oficiais,essa relação entre o discurso curricular e o discurso"acadêmico", "científico" sobre a linguagem? A segunda refere-se ao gênero e às estratégias argumentativas desse discurso,que, pressupostamente, não atendem às expectativas e competências desse leitor.Nessa trilha,é interessante analisar como são apresentados determinados conceitos e pressupostos teóricos, no quadro do que se entende, nesse discurso, como os "estudos contemporâneos sobre a linguagem". A concepção teórico-metodológica deste trabalho cruza fundamentos da teoria da enunciação bakhtiniana e da terceira fase da análise do discurso francesa

Abstract: Not informed.
Subject: Análise do discurso
Língua portuguesa
Currículos
Língua materna e educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marinho_Marildes_D.pdf19.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.