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Type: TESE
Title: A sintaxe diacronica das interrogativas-q do portugues
Author: Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
Advisor: Kato, Mary Aizawa, 1934-
Abstract: Resumo: Este é um estudo diacrônico da sintaxe das interrogativas diretas com pronome ou advérbio interrogativo - interrogativas-Q - do Português a partir do séc. XVI, fundamentado nos pressupostos da Gramática Gerativa. Os dados diacrônicos do Português Brasileiro Moderno (PBM) e do Português Europeu Moderno (PEM) mostram que este estudo deve considerar dois grupos de estruturas: interrogativas sem "é que" e interrogativas com "é que". No primeiro caso, o PBM distanciou-se .do PEM de forma que se pode dizer que essas duas línguas caracterizam-se por uma marcação diferente para o parâmetro do Movimento- Wh. A partir do séc. XIX a gramática do PBM passou a permitir duas estruturas sintáticas - "Q S V" e "Q-in-situ" - incompatíveis com a gramática de uma língua marcada [+movimento- Wh] como é o PEM e como era o Português Europeu Clássico (PEC), em cujos dados se observa um padrão de interrogativa do tipo "Q V S". O PBM é hoje uma língua marcada [-movimento-Wh] porque perdeu a propriedade de movimento conjunto de sintagma-interrogativo e de V. Não apresenta operador- Wh ligado a uma variável, mas sim sintagma-9.uantificador que funciona como um item de polaridade ligado a um morfema interrogativo, como ocorre nas línguas orientais de Wh in-situ. No caso das interrogativas com "é que", PBM e PEM apresentam em comum a característica de terem implementado esse tipo de estrutura sintática a partir do séc. XIX, como resultado de extração- Wh de estrutura clivada. Em termos de representação estrutural, as interrogativas "é que" do PEM diferem das do PBM por causa da mudança paramétrica pela qual passou esta lingua com relação ao movimento- Wh. Em ambas as línguas, especialmente na fala, esse é o tipo de interrogativa mais freqüente

Abstract: Not informed.
Subject: Língua portuguesa - Sintaxe
Linguística histórica
Gramática gerativa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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