Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269101
Type: TESE
Title: O trapezio ficou balançando : teatro de Alvaro Moreyra
Author: Antunes, Amauri Araujo
Advisor: Frederico, Enid Yatsuda, 1948-
Frederico, Enid Yasuda
Abstract: Resumo: Nosso tema é a atividade teatral de Alvaro Moreyra, de 1927 a 1936. Álvaro nasceu no Rio Grande do Sul em 1888 e transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1910. Destacou-se como intelectual, trabalhando em diversos órgãos de imprensa. Foi um dos principais nomes do Modernismo no Rio de Janeiro. Ficou conhecido como editor, cronista, poeta, radialista, dramaturgo, ator e diretor teatral. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1959. Faleceu em 1964. Apesar da variedade de sua produção, foi no teatro que encontrou seu grande prazer. Propôs a renovação das artes cênicas no Brasil, encenando autores novos (nacionais ou estrangeiros), eliminando a "estrela", abrindo espaços para atores "amadores" (vindos das classes médias e altas) e priorizando a formação intelectual do elenco. Considerava o teatro como uma arte destinada à educação popular. Por isso guiava-se pelo seguinte lema: "um teatro que fizesse rir e fizesse pensar". Escreveu diversas peças abordando questões sociais, mas não oferecia soluções e sim reflexões: as soluções deveriam vir do povo. Para isso seria necessário uma elite, um grupo de vanguarda que colocaria em movimento o pensamento popular. Sua arte pretendia-se revolucionária, capaz de modificar a sociedade. Tratava-se de uma proposta concebida a partir dos ideais de Jacques Copeau (com quem manteve contato em Paris, na estréia do "Vieux Colombier"), vinculada a ideais políticos de oposição e almejando a criação de um teatro nacional. Apesar dos obstáculos (principalmente políticos), sua proposta serviu de inspiração para diversos grupos teatrais, como o "Os Comediantes", grupo que encenou "Vestido de Noiva" em 1943 (considerado por muitos o marco do Teatro Moderno Brasileiro). A intenção do trabalho é demonstrar a importância das atividades teatrais de Álvaro Moreyra na formação do "Teatro Brasileiro", principalmente na vertente que defende um teatro vinculado às questões sociais

Abstract: Not informed.
Subject: Literatura brasileira - Séc. XX
Teatro brasileiro
Modernismo (Literatura)
Vanguarda (Estética)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Antunes_AmauriAraujo_M.pdf30.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.