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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Isabella Tardin Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent295 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleFaces da "harmonia" nas Epistulae Morales de Senecapt_BR
dc.title.alternativeFaces of harmony in Seneca's Epistulae Moralespt_BR
dc.contributor.authorDe Pietro, Matheus Clemente, 1984-pt_BR
dc.contributor.advisorCardoso, Isabella Tardin, 1971-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.subjectSenecapt_BR
dc.subjectEstóicospt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectFilologiapt_BR
dc.subject.otherlanguageStoicsen
dc.subject.otherlanguageEthicsen
dc.subject.otherlanguagePhilologyen
dc.description.abstractResumo: Ao percorrer as Epistulae morales de Sêneca (4 a.C.- 65 d.C), notamos que uma parte considerável de seus ensinamentos se fundamenta em um conceito pouco trabalhado academicamente: a ¿harmonia¿. O filósofo, ao exortar Lucílio à busca da sabedoria, utiliza diversas imagens e exemplos, e neles observamos a presença, ora de modo evidente, ora sutil, de referências à harmonia entre o discurso e as ações, entre a vida e o discurso, entre o estilo e o caráter, entre as ações e a natureza, entre a vontade e o destino, entre a corpo e a alma, entre as ações e elas mesmas, e assim por diante. Em estudo anterior, verificamos que tal harmonia não costuma ser expressa por um único termo, mas é designada por vocábulos com sentidos semelhantes: partindo do estudo do conceito de conuenientia, que é a tradução direta do termo técnico homología (o qual, no estoicismo de Zenão designava a harmonia enquanto objetivo da prática filosófica), constatamos que Sêneca também emprega outros vocábulos mais comuns na língua latina, em especial: concordia, consonans, consentire, constare e congruere. Como objetivo central da nossa pesquisa, foram traduzidos para o português e comentados trechos das cartas em que tais vocabulos se mostram relevantes ao estudo da ¿harmonia¿ nas cartas filosóficas de Sêneca. O estudo introdutório discorre acerca do modo específico com que o filósofo, no corpus por nós selecionado, concebe e apresenta conceito tão importante ao estoicismo em geral. A consideração da polissemia e das imagens no texto senequeano se mostra fundamental para a compreensão da noção filosófica investigadapt
dc.description.abstractAbstract: By reading through Seneca¿s Epistulae morales one notes that a considerable part of his doctrine is based on harmony, a concept that has not received the deserved attention in Senecan researches. While urging Lucilius in the search for wisdom, Seneca uses a great variety of images and examples that refers explicitly or implicitly to many kinds of harmony, e.g.: harmony between speech and deeds, life and speech, style and character, actions and nature, will and fate, body and soul, between actions among themselves. It was verified that such a ¿harmony¿ usually is not named by a single term or expression, but is indicated by words with similar acceptances. The study of the idea of conuenientia ¿ the straight Latin translation of the technical term homología (¿harmony¿ in Zeno¿s Stoicism) ¿ confirmed that Seneca also makes use of other words, that are more familiar to the current Latin language, among which there are concordia, consonans, consentire, constare and congruere. Excerpts of Seneca's philosophical letters that have been proved to hold valuable arguments to the study of the ¿harmony¿ were translated into Portuguese and annotated. The introductory study concerns about the particular way by which Seneca presents such an important Stoic concept in the selected corpus. The polissemy and images in the investigated texts play a central role in the understanding of the philosophical notion here considered.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationDE PIETRO, Matheus Clemente. Faces da "harmonia" nas Epistulae Morales de Seneca. 2008. 295 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269084>. Acesso em: 11 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguísticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameVasconcellos, Paulo Sérgio dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNovaes, Moacyr Ayrespt_BR
dc.date.defense2008-05-19T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T06:15:40Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T06:15:40Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T06:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DePietro_MatheusClemente_M.pdf: 1727096 bytes, checksum: a9c1e6897f0ff21f7f1c822203d3380f (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269084-
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