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Type: TESE
Title: Procedimentos para a análise de vogais e obstruintes de fala infantil no português brasileiro
Title Alternative: Procedures for the analysis of child vowels and obstruents in brazilian portuguese
Author: Rinaldi, Larissa Mary
Advisor: Albano, Eleonora Cavalcante, 1950-
Abstract: Resumo: Esta dissertação pretende criar uma base de dados de referência da fala infantil, para o estudo de vogais e obstruintes do Português Brasileiro (doravante PB). Os sujeitos têm de 5 a 7 anos de idade, sem história de patologias de fala. Para isso, desenvolveu-se uma ferramenta lúdica para a coleta da fala dos sujeitos. A metodologia é centrada em uma história infantil, intitulada "Deu a louca nos Contos de Fadas", e usa um jogo de percurso de tabuleiro para gerar a emissão de 57 palavras criadas para o instrumento. O total de palavras alvo é 36. Elas foram criadas pondo-se em correspondência cada obstruinte do PB (fricativas e oclusivas) com as vogais [a], [i] e [u]. A metodologia permite a coleta de todos os sons do PB na posição de ataque inicial e medial. Este estudo utilizou-o apenas para observar obstruintes e vogais em posição tônica inicial. Foram coletados dados de 9 crianças (5 meninas e 4 meninos) na fase final de aquisição da linguagem. Para as gravações, o pesquisador solicitou às crianças que dissessem as palavras alvo inseridas em uma frase veículo que se mantinha dentro do tema lúdico. A frase foi "Digo ____ volte atrás". Essa dizia respeito a desfazer uma suposta confusão gerada pelos protagonistas da história infantil. Era a frase "mágica". Apenas uma sessão de coleta de dados (para cada criança) foi suficiente para gravar todas as palavras-alvo. Em análise preliminar, notou-se que os parâmetros acústicos estáticos nem sempre eram capazes de descrever a variação e a dinâmica dos fenômenos da fala infantil. Por isso usamos dois tipos de análise: uma de parâmetros acústicos estáticos e uma de parâmetros acústicos dinâmicos, baseada em inspeção de forma de onda e espectrogramas. Para a análise estatística optou-se pelo Modelo Linear Geral (GLM) com uma Análise de Variância de Medidas Repetidas. O alpha foi estabelecido em 0,05. Como resultado das análises de parâmetros acústicos de vogais obtivemos que F1 diferenciou [a] de [i] e [u], F2 diferenciou as três vogais e F3 diferenciou [i] de [a] e [u]. As freqüências dos três formantes é mais alta do que o esperado para adultos. A análise dinâmica de forma de onda e espectrogramas parece indicar demora para a estabilização da trajetória formântica, especialmente em F2 para cerca de 9% dos casos. Como resultado das análises de parâmetros estáticos de consoantes fricativas, obtivemos que a assimetria e o centróide foram eficazes para diferenciar os três locais de constrição, o vozeamento e a interação entre local e vozeamento. A curtose não distinguiu as fricativas em nenhum parâmetro. A variância somente diferenciou local de constrição. A análise dinâmica parece indicar que ocorre desvozeamento parcial em fricativas vozeadas e vozeamento parcial em fricativas desvozeadas. Como resultado das análises de parâmetros estáticos de consoantes oclusivas, obtivemos que a assimetria e o centróide foram eficazes para diferenciar os três locais de constrição, o vozeamento e a interação entre local e vozeamento. A curtose e a variância foram eficazes para diferenciar os três locais de constrição e o vozeamento, porém não para sua associação. O VOT foi eficaz para diferenciar não somente vozeamento, mas também o local de constrição. A análise dinâmica indica que ocorre desvozeamento parcial em oclusivas vozeadas e vozeamento parcial em oclusivas desvozeadas. E que vogais infantis tem freqüências mais altas do que da adulta, porém seus espaços vocálicos são semelhantes. Esses fenômenos podem ser iluminados pela fonologia Gestual (Browman & Goldstein, 1992; Ball & Kent, 1997; Scobbie, 1998; Albano, 2001; Kent & Read , 2002; Shadle, 2006; Goldstein, Byrd & Saltzman 2006). Esperamos que essa abordagem possa trazer ainda mais luz à este trabalho
Abstract : This master's thesis study aims at creating a reference database for the study of vowels and obstruents in child speakers of Brazilian Portuguese (henceforth BP). The subjects are between 5 and 7 years old, with no history of speech disorders. Special tool was developed for data collection, centered on a child story named "Fairy Tales Go Crazy" with 57 words created for the instrument with all sounds of BP in initial and medial onset position. To prompt word utterance a board game was used. The total number of target words is only 36: total of words which were created by matching each BP obstruent (fricatives and plosives) with the vowels [a], [i] and [u]. The tool was used in this study to observe obstruents and vowels only in initial stressed position. The data was collected from 9 children (5 girls and 4 boys) in the final stages of language acquisition, selected as randomly as possible. Researcher asks each child to say the target words embedded in a carrier sentence. A preliminary analysis showed that acoustic phonetic parameters were not always sufficient to describe the variation and dynamics of the speech signal in child language. Therefore, we have used two types of analysis: a Static Acoustic Analysis and a Dynamic Acoustic Analysis. The static acoustic analysis made the following measurements: for vowels, relative duration (a percent obtained of segment absolute duration divided per word duration), absolute duration and the first three formants; for fricatives, relative and absolute duration and the four spectral moments (Jongman, 2000). The fricative spectral moments were measured at their center in a 40 millisecond window; for plosives, relative and absolute duration, voice onset time (VOT) and the burst spectral moments (Forrest et al., 1988). Statistical analysis was performed by a General Linear Model (GLM) with a Repeated Measures Analysis of Variance. Alpha was set at 0.05. For the vowels the dependent variables were the formants and the independent ones were the vowels. As expected, F1 was effective in differentiating the vowel [a] from [i] and [u], F2 was effective for differentiating the three vowels, F3 was effective only to differentiate the vowel [i] from [u] and [a]. For the fricatives the independent variables were the articulation places (lip-dental, alveolar or post-alveolar) associated with the voicing (voiced or devoiced) - total of six independent variables - and the dependent variables were the first four spectral moments. The skewness and centre of gravity were effective in differentiating the three places of articulation, and the association between the voicing and place. The kurtosis did not distinguish fricatives in any parameter. The standard deviation differed only place of articulation. For plosives the independent variables were places of articulation (bilabial, dental/alveolar and velar) associated with the voicing (voiced or devoiced) - total of six independent variables - and the dependent variables were the four spectral moments and VOT. The skewness and centre of gravity were effective in differentiating the three places of articulation, the voicing and the association between voicing and place. The kurtosis and variance were effective in differentiating the three places of articulation and voicing separately, but not for their association. As expected, the VOT could distinguish the voicing, but was also effective for differentiating the place of articulation as well as the association between voicing and point. The dynamic acoustic analysis showed that voiced plosives may devoice and devoiced plosives may voice. It showed that, often, normal children's strategies are similar to those with language pathologies described by Berti (2006), Freitas (2007) and Rodrigues (2007). We should note that none of these phenomena would seem strange to the adult listener, being auditorily imperceptible. In spite of deviating from adults in acoustic trajectories as seen on spectrograms, normal children seem to produce something which sounds close to what is expected by adults. These phenomena may be illuminated by Gestural Phonology (Browman & Goldstein, 1992; Ball & Kent, 1997; Scobbie, 1998; Albano, 2001; Kent & Read , 2002; Shadle, 2006; Goldstein, Byrd & Saltzman 2006). We hope this approach may shed further light on this work
Subject: Aquisição de linguagem
Fonologia gestual
Obstruintes (Linguística)
Vogais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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