Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268967
Type: TESE DIGITAL
Title: Mídia e economia : limites, fatos e versões: o processo de privatização do governo FHC (1995-2002)
Title Alternative: Midia and economy : limits, facts and versions: the privatization process of FHC's government (1995-2002)
Author: Contin, Ailton Alex, 1986-
Advisor: Caldas, Maria das Graças Conde
Abstract: Resumo: A economia faz parte da vida de todos e ocupa um espaço importante nos meios de comunicação. No Brasil, o Jornalismo Econômico se fortaleceu no período da ditadura militar, entre 1964 e 1985, quando o Jornalismo Político sofria forte censura do regime e o desenvolvimento econômico criava novos consumidores de notícias sobre economia. Com a redemocratização do país, após 1985, a editoria de Economia manteve-se em destaque, diversificando sua cobertura para negócios, investimentos, mercado e serviços. Este trabalho tem como objetivo examinar a cobertura da mídia sobre o processo de privatização de empresas estatais durante os dois governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza de forma complementar dados quantitativos. Analisa quais foram e como foram narrados os fatos sobre a desestatização da Telebrás em quatro revistas brasileiras semanais de grande circulação (Veja, IstoÉ, Carta Capital e Época), considerando os fatos, as abordagens, as versões, face à importância da mídia na formação do imaginário social. O trabalho se insere nos Estudos Culturais de Stuart Hall (2004). É um Estudo de Caso múltiplos considerando o referencial teórico de Wolton (2004, 2006) e os limites entre argumentos e a manipulação da palavra (Breton, 1995). Utiliza como categorias de análise os padrões de manipulação de Abramo (2003) e os truques de manipulação da imprensa de Biondi (In: Abramo: 2003). Recorre ainda a Chomsky e Herman (2002). Os resultados comprovam a hipótese de que houve manipulação nas informações referentes ao caso de privatização da Telebrás. As quatro revistas selecionadas noticiaram, predominantemente, fragmentos e versões dos fatos, condizentes à linha editorial de cada uma das publicações apresentando discursos favoráveis à privatização (nos casos da Veja, IstoÉ e Época) ou contrários à venda da estatal de telefonia (Carta Capital). Ao deixar de apresentar as controvérsias do processo, com argumentos prós e contra a privatização, presentes na sociedade, naquele momento, as narrativas jornalísticas das revistas analisadas não contribuíram para a formação crítica e autônoma dos leitores

Abstract: The economy is part of everyone's life and occupies an important place in the media. In Brazil, the Economic Journalism strengthened during the military dictatorship, between 1964 and 1985, when the Political Journalism suffered sharp rebuke of the regime and economic development created news consumers about the economy. With the democratization of the country after 1985, the editorial of Economics remained highlighted by diversifying their coverage for business, investment, market and service. This dissertation aims to examine the media coverage of the state-owned enterprises privatization process during the two governments of former president Fernando Henrique Cardoso between 1995 and 2002. The research, qualitative, uses so complementary quantitative data. Analyzes which were and how they were narrated the facts about the privatization of Telebras in four Brazilian weekly magazines with wide circulation (Veja, IstoÉ, Carta Capital and Época), considering the facts, approaches, versions, given the importance of the media in shaping the social imaginary. The work is part of the Cultural Studies of Stuart Hall (2004). It is a multiple case study considering the theoretical framework of Wolton (2004, 2006) and the boundaries between arguments and the word manipulation (Breton, 1995). Used as analytical categories the Abramo manipulation standards (2003) and the tricks of manipulation of the press Biondi (In: Abramo: 2003). Still uses Chomsky and Herman (2002). The results confirm the hypothesis that there was manipulation of information regarding the case of privatization of Telebras. The four selected journals reported predominantly fragments and versions of events, consistent with the editorial line of each publication presenting speeches in favor of privatization (in cases of Veja, IstoÉ and Época) or against the sale of state-owned phone (Carta Capital). By failing to submit the controversies of the process, with pros and arguments against privatization, present in society at that time, newspaper accounts of journals analyzed did not contribute to the formation of critical and independent readers
Subject: Jornalismo - Aspectos econômicos
Privatização - Brasil
Comunicação de massa - Influência
Capitalismo e comunicação de massa
Análise do discurso - Aspectos políticos
Brasil - Política e governo - 1995-2002
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Contin_AiltonAlex_M.pdf13.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.