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Type: TESE
Title: Responsabilidade social corporativa = lugar, sentido e funcionamento
Title Alternative: Corporate social responsability : how this discourse makes sense, where and how it works
Author: Silva, Maira Lacerda e
Advisor: Lagazzi, Suzy, 1960-
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o discurso da e sobre a responsabilidade social corporativa, tendo como base a perspectiva materialista. Esta análise levará em conta o fato de que, dentro da sociedade neoliberal contemporânea, pautada por uma organização socioeconômica de competição, recentemente globalizada, os sujeitos são interpelados, constantemente, por determinados padrões de comportamento que justificam, mantêm e representam a ideologia capitalista dominante. Esses padrões de comportamento se manifestam no discurso midiático e propagandístico que se origina em instituições governamentais e privadas, sendo a responsabilidade social uma constante nesses discursos. O estudo observou os sentidos que a expressão 'responsabilidade social corporativa' produz, nos diferentes materiais e situações discursivas em que circula, apontando especialmente para questões relativas a mudanças nas condições de produção e da formação social capitalista, para os lugares sociais dos sujeitos e instituições que falam de responsabilidade social corporativa e ao funcionamento da ideologia nesses mesmos discursos. Todas as definições dadas à expressão reafirmam alguns pontos bastante significativos, que dizem respeito às políticas sociais do Estado neoliberal e ao papel que esse Estado deve desempenhar na sociedade, assim como ao papel social das grandes corporações comerciais e à sua natureza. No que concerne aos sentidos da responsabilidade social corporativa na ordem neoliberal, o estudo leva à compreensão de que eles se ancoram em uma forma de relação entre as instituições governamentais, comerciais e as pessoas que não se explica apenas por relações jurídicas

Abstract: This study's aim is to analyze the discourse of corporate social responsibility, from the materialist perspective. The analysis will take into account the fact that in the recently globalised, contemporary neoliberal society, which is guided by a socioeconomic organization of competition, subjects are constantly faced with certain patterns of behavior, which justify, sustain and represent the dominant capitalist ideology. Such patterns of behavior are manifested in the midiatic and propaganda discourse, which has its origins in governmental and private institutions, having social responsibility as a constant. The study observes the meanings produced by the expression "corporate social responsibility? in the various materials and discursive situations in which it circulates. It focuses on issues regarding changes in production conditions and in the capitalist social formation; it also focuses on the social position of subjects and institutions that refer to corporate social responsibility, and on the functioning of the ideology behind such discourses. All definitions given to the expression reaffirm certain significant points, which are related to social policies of the neoliberal State, and the role of the State in society, as well as the role of large commercial corporations and their nature. In regard to the meanings associated with corporate social responsibility in a neoliberal order, the study concludes that they are anchored in a relationship between people, governmental and commercial institutions, which are not explained by juridical relations alone
Subject: Responsabilidade social da empresa
Sujeito
Estado
Corporações
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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