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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Suzy Lagazzi-Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent70f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleDiscurso, silenciamento e alteração material no filme Deus e Brasileiropt_BR
dc.contributor.authorGinach, Erich Liept_BR
dc.contributor.advisorLagazzi, Suzy, 1960-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFilme cinematográficopt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos morais e religiosospt_BR
dc.subjectIdeologia e cinemapt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subject.otherlanguageDiscourse analysisen
dc.subject.otherlanguageCinematographic filmen
dc.subject.otherlanguageSilenceen
dc.subject.otherlanguageFilms - Moral and religious aspectsen
dc.subject.otherlanguageIdeology and filmsen
dc.subject.otherlanguageMotion - Brasilen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, tomando como referencial teórico a Análise de Discurso de linha materialista, com o filme Deus é Brasileiro se dispôs a trazer para a prática analítica a materialidade do cinema, tendo como enfoque cenas nas quais é regular a concomitância entre intervenções divinas e alterações fílmicas atravessadas de silenciamentos. Nesses trechos do enredo, Deus entra em contato direto com os humanos, produzindo intervenções de diferentes ordens. As alterações fílmicas aí marcadas se caracterizam por câmera rápida ou lenta, introdução de efeitos visuais e sonoros, supressão de ruídos e preenchimento do espaço sonoro por música. No entanto, distinguem-se no corpus dois recortes, definidos segundo diferentes relações de sentidos inscritas nas cenas: de um lado, com as demonstrações do poder divino diante da insolência dos mortais Taoca e Quinca das Mulas, produz-se um efeito disjuntivo; de outro, as intervenções pacíficas e humanizadas de Deus nas cenas com a moça Madá produzem um efeito conjuntivo. Em ambos os recortes certos sentidos são silenciados, o que se marca na superfície textual sob a forma da suspensão da interlocução dos personagens. Para que se compreendesse a natureza do processo de silenciamento no conjunto de cenas foi preciso remeter as formulações ¿ incluindo as imagens, os gestos, a música, os sons, as palavras ¿ ao interdiscurso ou memória discursiva. Este trabalho mostrou deslizes de sentidos na posição do divino na formação discursiva religiosapt
dc.description.abstractRésumé: Cette recherche, prenant comme référentiel théorique l¿Analyse du discours de la ligne matérialiste, avec le film Dieu est Brésilien s¿est proposée à apporter à la pratique analytique la matérialité du cinéma, en prenant comme approche les scènes dans lesquelles l¿accord entre les interventions divines et les changements filmiques sont traversés par le silence. Dans ces extraits de l¿intrigue, Dieu entre en contact direct avec les humains, produisant des interventions de différents ordres. Les changements filmiques marqués sont caractérisés par caméra lente ou rapide, introduction d¿effet visuel et sonore, suppression dês bruits et remplissage de l¿espace sonore avec de la musique. Cependant, deux diferentes relations de sens sont distingées dans le corpus: d¿un côté par des démonstrations de puissance divine face à l¿insolence des mortels Taoca et Quinca das Mulas, un effet disjonctif est là produit; d¿un autre côté, les interventions pacifiques et humanisées de Dieu dans lês scènes avec la jeune femme Madá produisent un effet conjonctif. Dans les deux groupes de relations certains sens ne sont formulées pas, ce qui se marque à la surface textuelle sous la forme de suspension de l¿interlocution des personnages. De sorte que la nature du silence dans l¿ensemble de scènes soit comprise, il a été nécessaire de renvoyer les formulations ¿ comprenant les images, les gestes, la musique, lês bruits, les mots ¿ aux interdiscours ou mémoire discursive. Ce travail a montré des déplacements de sens dans la position du devin dans la formation discursive religieusefr
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationGINACH, Erich Lie. Discurso, silenciamento e alteração material no filme Deus e Brasileiro. 2005. 70f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/268930>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguísticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGuimarães, Eduardo Roberto Junqueirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameArouca, Marcia de Azevedopt_BR
dc.date.defense2005-06-25T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T17:45:59Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T17:45:59Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T17:45:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ginach_ErichLie_M.pdf: 697552 bytes, checksum: e595415052bb956aa6aa6807119da219 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268930-
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