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Type: TESE DIGITAL
Title: Bem-estar animal na mídia : análise de uma década em revistas de jornalismo rural
Title Alternative: Animal welfare in the media : a decade research in rural journalism magazines
Author: Gonçalez, Flávia Batistela Tonin, 1980-
Advisor: Figueiredo, Simone Pallone de, 1967-
Abstract: Resumo: No mundo, é crescente a valorização do conceito do bem-estar animal baseando-se em motivações éticas e comerciais. No Brasil, as pesquisas sobre o bem-estar de animais de produção existem desde os anos 80, mas foi na última década, por interesse da indústria, pressão internacional e despertar dos consumidores que a mídia especializada em jornalismo rural identificou a importância do tema. Nesse contexto, utilizando-se da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009), este estudo verificou como foi feita a divulgação e qual foi a evolução do tratamento midiático dado ao tema durante dez anos (2004 a 2013), considerando os enfoques científico, econômico, político e ético. Também foi feita uma contextualização sobre o jornalismo rural, evidenciando seu papel de divulgador da ciência, a partir das reportagens sobre bem-estar animal. Como referência para o estudo foram escolhidas três revistas especializadas em jornalismo rural (Globo Rural, Dinheiro Rural e DBO), de distribuição nacional, sendo, inclusive, as únicas auditadas pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) na categoria rural. Com base na produção científica sobre a questão do bem-estar animal, foi feita uma comparação do interesse da mídia e da comunidade científica no período. No mapeamento de 340 edições, o tema bem-estar animal foi citado em 215 unidades jornalísticas (reportagens, editoriais, artigos, notas, etc.), destacando-se a publicação de 132 reportagens. Dentre os resultados, constatou-se que a relação com a ciência é presente majoritariamente nos textos, revelando-se na divulgação de pesquisas, processos, manejos, mecanismos e técnicas para benefício dos animais, dos produtores, dos trabalhadores e do produto final. Os argumentos econômicos, também presentes, têm como fundamento os interesses comerciais que os produtores podem obter a partir da implantação das práticas de bem-estar animal, como redução de despesas, qualidade da carne e reconhecimento de mercado. Nas reportagens, as questões éticas e políticas foram pouco tratadas. Admite-se que a maior interlocução entre jornalistas e cientistas poderia gerar um trabalho mais intenso de divulgação dos conceitos sobre bem-estar animal, de resultados de pesquisas na área, além de ampliar a rede de fontes. Espera-se que este estudo forneça informações para a melhor divulgação do tema na mídia, principalmente em veículos de grande circulação e que ajudem a tornar a questão conhecida por toda a sociedade

Abstract: The valorization of animal welfare question based on ethic and commercials motivations has been increasing in the world. In Brazil there have been researches about raising animal welfare since the 80s, but just in the last decade, because of industry, international pressure and consumer awaking that the rural journalism identified the problem. For this context, using the Content Analysis (BARDIN, 2009) this study verified how to be told and how the media treats it and giving to the theme during ten years (2004 to 2013) considering the scientific, economic, political and ethics focus on it. It was also done a context about the rural journalism, showing its importance in divulgating the science starting from the animal welfare article. Three specialized magazines were chosen in rural journalism (Globo Rural, Dinheiro Rural and DBO) in national distribution, being the only ones audited by the Verifying of Circulation Institute (VCI) in rural category. Based on animal welfare, it was made a comparison between the media interest and the scientific community in that time. 340 editions were mapped and the animal welfare was referred in 215 journalistic units (newspapers report, editorials, articles, notes, etc), emphasizing 132 articles. Among the results, it was verified that the relation toward science is the majority in texts, what was revealed in the divulgation of the researches, processes, managements, mechanism and techniques for the benefit of animals, producers, workers, and final product. The economic arguments have as basis the commercial interest that the producers can get from the animal welfare practical establishes as expenses reduction, meat quality, and market recognition. In the articles, the political and ethics questions were little considered. Journalists and scientists could get a better job to spread concepts about the animal welfare if they exchange more information. Hopefully this study will provide more information to be published in the media, especially in the most known ones in society
Subject: Divulgação científica - Brasil
Jornalismo - Brasil - Periódicos
Comunicação no desenvolvimento rural
Economia agrícola
Bem-estar
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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