Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268867
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Processos dialogicos e construção de influencias e justificativas na aquisição da linguagem
Author: Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-
Advisor: Lemos, Claudia Thereza Guimarães de, 1934-
Lemos, Claudia Theresa Guimarões de
Abstract: Resumo: Este trabalho é um estudo longitudinal sobre a construção de enunciados interrogativos com por que? justificativas com porque, inferências e hipóteses no desenvolvimento lingüístico de duas crianças brasileiras. O período coberto pela pesquisa é de 2;7 a 5;0. Os corpora foram levantados a partir de sessões semanais de gravação - com 30' minutos de duração - em momentos de interação da criança com os pais, uma outra criança ou a pesquisadora. Os dados foram obtidos através de um diário realizado pelos pais, sob orientação da pesquisadora. Foi possível depreender processos dialógicos gerais constitutivos ao mesmo tempo dos enunciados interrogativos, das justificativas, das inferências e das hipóteses. Nossa discussão engloba a questão do papel da alternância de turnos entre a criança e o interlocutor na organização dos enunciados da criança ¿Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digital

Abstract: Not informed.
Subject: Aquisição de linguagem
Linguística
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1985
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Castro_MariaFaustaPereirade_D.pdf8.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.