Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268861
Type: TESE
Title: Linguagem, interação e ensino
Author: Geraldi, João Wanderley, 1946-
Advisor: Franchi, Carlos, 1932-2001
Abstract: Resumo: Partindo da noção de indeterminação relativa da linguagem (Franchi, 1977), elege-se o processo Interlocutivo como o espaço de constituição dos sujeitos e da linguagem pelo trabalho lingüístico de ambos. Estudam-se as ações que se fazem com a linguagem, que se fazem sobre a linguagem e da linguagem, retirando-se deste quadro teórico alternativas para o ensino de língua portuguesa que contemple um trabalho pedagógico centrado no conhecimento e na produção, contrapondo-o a um ensino centrado no reconhecimento e na reprodução. No confronto entre o trabalho com o resultado da pesquisa científica e o trabalho de produção de conhecimentos, opta-se pelo segundo, fornecendo, no que tange ao ensino de língua portusuesa, elementos caracterizadores de um ensino produtivo da redação, da leitura e da gramática

Abstract: Not informed.
Subject: Linguagem - Estudo e ensino
Linguística
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1990
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Geraldi_JoaoWanderley_D.pdf6.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.