Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/26886
Type: Artigo de periódico
Title: Explicitando uma metodologia de pesquisa: a experiência de uma professora de Física revisitada
Title Alternative: Specifying a research methodology: the experience of a Physics teacher revisited
Author: Barolli, Elisabeth
Valadares, Juarez M.
Villani, Alberto
Abstract: In this work, the teaching experience of a Physics teacher was focused in a new way, with the purpose of showing the potential of psychoanalytical analysis . The main stages of the procedure showed meaningful data and theoretical references. In particular, some of advances in terms of the comprehension of the teaching and learning processes were shown, through the subjective experience of the teacher.
A experiência de ensino de uma professora de Física (Marta) foi novamente enfocada neste trabalho, com a perspectiva de apresentar as potencialidades de um procedimento de análise que se utiliza de referenciais psicanalíticos. Foram destacadas as principais etapas desse procedimento, sobretudo, a maneira pela qual são articulados os dados considerados significativos e os referenciais teóricos. Em particular, foram explicitados alguns dos avanços em termos da compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, quando é considerado o campo da subjetividade.
Subject: Ensino de ciências
Experiência de ensino
Referenciais psicanalíticos
Metodologia de pesquisa
Science teaching
Teaching experience
Psychoanalytic frames
Methods of research
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1516-73132007000200008
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200008
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200008
Date Issue: 1-Aug-2007
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1516-73132007000200008.pdf172.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.