Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Angela Kleimanpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent239f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleAdultos não-alfabetizados : o avesso do avessopt_BR
dc.contributor.authorTfouni, Leda Verdianipt_BR
dc.contributor.advisorKleiman, Angela, 1945-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo tentar explicitar alguns aspectos do funcionamento cognitivo de um grupo de adultos brasileiros não-alfabetizados, através da observação de como usam a linguagem, em situação dialógica, diante de uma tarefa especifica: a compreensão de raciocinios lógico-verbais. Apesar de haverem sido testados em uma situação controlada experimentalmente, a análise das produções verbais dos sujeitos, no entanto, foi efetuada seguindo a metodologia de Análise do Discurso, o que permitiu que fossem considerados como relevantes dados emergentes durante o processo de enunciação, tais como a produção de sincretismos e o uso de modalidades. Apesar de não haver sido encontrada qualquer evidência da existência de raciocinio lógico em populações ágrafas, em estudos trans-culturais anteriores, esta pesquisa revelou alguns sujeitos que demonstraram ter adquirido os atributos cognitivos necessários para a compreensão dos silogismos¿Observação: O resumo, na íntegra poderá ser visualizado no texto completo da tese digitalpt
dc.description.abstractAbstracten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1986pt_BR
dc.identifier.citationTFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não-alfabetizados: o avesso do avesso. 1986. 239f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/268858>. Acesso em: 15 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspt_BR
dc.date.defense1986-08-18T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-16T02:27:11Z-
dc.date.accessioned2018-07-16T02:27:11Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-16T02:27:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tfouni_LedaVerdiani.pdf: 5050056 bytes, checksum: b6c9c8a0546b1216fc09f76620899652 (MD5) Previous issue date: 1986en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268858-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tfouni_LedaVerdiani.pdf4.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.