Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/26866
Type: Artigo de periódico
Title: A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos
Author: Souza, Suzani Cassiani de
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Abstract: This research is about interpretative gestures from students, in the teaching of photosynthesis with eight graders in Junior High School. Our reference is the French discourse analysis, and Bachelard's Epistemology. The interpretation gestures are considered important in the process of scholar mediation of school science, as a consequence of recognizing that the multiplicity of meanings is proper of the language nature, and the identification of these gestures is a way to offer the students an access to scientific discourse. Our goal in this paper is to show different interpretations, and understand how they act in the construction of meanings about photosynthesis.
São apresentados alguns gestos de interpretação de estudantes de oitavas séries do ensino fundamental, os quais foram submetidos a uma unidade de ensino sobre a fotossíntese. Os principais referenciais foram algumas noções da análise de discurso na abordagem francesa e a epistemologia bachelardiana. Os gestos de interpretação foram considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência, como conseqüência do reconhecimento de que a multiplicidade de sentidos é própria da linguagem, e a identificação desses gestos é um caminho para possibilitarmos ao estudante um maior acesso ao discurso científico. Nossa intenção neste artigo foi trazer à tona diferentes interpretações dos estudantes e procurar evidências de como elas atuam na construção de sentidos sobre o tema ensinado, localizando pontos de deriva.
Subject: Ensino de Ciências
Interpretação, Concepções Primeiras
Fotossíntese
Science Teaching
Interpretation, Primary Conceptions
Photosynthesis
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1516-73132002000100008
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100008
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100008
Date Issue: 1-Jan-2002
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1516-73132002000100008.pdf92.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.