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Type: Artigo de periódico
Title: Demanda para intervenção fonoaudiológica em uma unidade neonatal de um hospital-escola
Title Alternative: Demand for speech therapy intervention in neonatal unit of a teaching hospital
Author: Monti, Mariana Miranda Fumelli
Botega, Marilda Baggio Serrano
Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro
Kubota, Sabrina Maria Pereira
Abstract: PURPOSE: the aim of the present study was to characterize the demand for speech therapy among newborns with oral feeding difficulties at a neonatal unit of a public teaching school. METHODS: a descriptive, retrospective, cross-sectional study was carried out using data obtained from all charts of newborns interned between March 2008 and February 2010 who received at least one speech/hearing evaluation/intervention. RESULTS: two hundred five newborns were treated in the study period, 104 of whom met the inclusion criteria. The sample was predominantly male, composed of premature newborns with adequate gestational age (mean: 36 weeks) and low birth weight. The most frequent diagnoses were respiratory disorder, jaundice and cardiovascular disorder. The following were the predominant reasons for requesting an evaluation by a speech therapist: abnormal oral motor behavior, evaluation of readiness for oral feeding and difficulties using a cup. Most evaluations were requested by residents when the newborns had a mean of 28 days of life. A broader set of criteria was used by the team requesting a speech therapy evaluation in comparison to criteria described in the literature. CONCLUSION: the majority of newborns receive oral feeding without a prior evaluation by a speech therapist, which can lead to situations of risk with regard to safe, efficient feeding.
OBJETIVO: caracterizar a demanda e intervenção fonoaudiológicas realizadas em recém-nascidos e lactentes que apresentaram alterações no processo de alimentação por via oral, na Unidade Neonatal de um hospital-escola de caráter público. MÉTODOS: trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e de corte transversal. Foi realizada a coleta de dados por meio de consulta a todos os prontuários fonoaudiológicos de recém-nascidos e lactentes internados no período entre março de 2008 e fevereiro de 2010, que receberam ao menos uma avaliação/intervenção fonoaudiológica. RESULTADOS: foram atendidos nesse período 205 recém-nascidos e lactentes internados. Destes sujeitos, 104 atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. A população predominante foi do sexo masculino, composta de recém-nascidos pré-termo, adequados para idade gestacional, baixo peso ao nascimento, em média com 36 semanas de idade gestacional, com diagnósticos mais frequentes de distúrbio respiratório, síndrome ictérica e/ou distúrbio cardiovascular. Dentre os motivos de encaminhamento para avaliação fonoaudiológica predominaram: alteração no comportamento motor oral, avaliação da prontidão para alimentação por via oral e dificuldades no uso do copo. As avaliações foram solicitadas, em sua maioria, por médicos residentes quando os recém-nascidos estavam, em média, com 28 dias de vida. Verificou-se ampliação dos critérios de encaminhamento da equipe para avaliação fonoaudiológica, quando comparados aos critérios descritos na literatura. CONCLUSÕES: esse trabalho permitiu caracterizar a população, a demanda e a intervenção fonoaudiológicas em uma unidade neonatal. Verificou-se que a maioria dos recém-nascidos e lactentes ainda recebe alimentação por via oral sem avaliação fonoaudiológica prévia, o que pode gerar situações de risco para uma alimentação segura e eficiente.
Subject: Neonatologia
Fonoaudiologia
Alimentação
Neonatology
Speech, Language and Hearing Sciences
Feeding
Editor: CEFAC Saúde e Educação
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1516-18462013000600017
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462013000600017
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000600017
Date Issue: 1-Dec-2013
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

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