Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/267775
Type: TESE
Title: O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
Title Alternative: The free software movement and their contributions to the formation of collaborative networks in education
Author: Aguado, Alexandre Garcia, 1984-
Advisor: Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa analisa as contribuições que o Movimento do Software Livre pode trazer à formação de redes de colaboração na educação. Um modelo de rede de colaboração foi criado a partir de um estudo piloto considerando a dinâmica de colaboração existente nas comunidades de software livre, aspectos relevantes na busca de uma educação dialógica e as possibilidades geradas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) implementadas através de softwares livres. Esse modelo foi aplicado em um curso de capacitação de professores cujo tema foi O Moodle como apoio ao ensino presencial, o qual criou um ambiente adequado para a pesquisa em questão além de promover reflexões coletivas acerca de Ambientes Virtuais de Aprendizem, TIC na Educação e a busca de um processo de educação dialógica. Considerando que fatores como comportamento, reações e opiniões são altamente relevantes no contexto citado, no que tange à metodologia adotada, esta enquadra-se como pesquisa qualitativa. Os resultados alcançados revelam uma série de contribuições que este modelo de rede de colaboração tende a oferecer para a área da educação, em especial, a necessidade do processo dialógico ser construído a partir da auto-reflexão que leva a tomada de consciência e uma vez socializada fortalece o grupo na construção de conhecimento. As conclusões também apontam para uma breve análise sobre as diferentes características das TIC adotadas, tais como chat, videoconferência, wiki, fórum e em especial o Moodle, como ferramenta a proporcionar a centralização dessas TIC em um único ambiente, favorecendo a organização do grupo

Abstract: This research analyzes the contributions that the Free Software Movement can bring to the formation of collaborative networks in education. A collaborative network model was created from a pilot study considering the collaborative dynamic in the free software communities, important aspects in a dialogical education and opportunities generated by Information and Communication Technology (ICT) implemented through free software. This model was applied in a course for teachers whose theme was "How could Moodle support classroom teaching", which allowed a suitable environment to this research and promoted collective reflections about Course Management Systems, the use of ICTs in Education and the need for a dialogical education approach. Considering that factors such as behavior, reactions and opinions are highly relevant in this research context, regarding the methodology, this fit as a qualitative research. The results achieved through the research, pointed to a series of contributions that this model of collaborative network tends to offer to the educational area, in particular, the finding that a dialogical process is achieved from a self-reflection process that leads to awareness and when socialized strengthens the group to build knowledge. The findings also pointed to a brief analysis about the different characteristics of ICT adopted, such as chat, video conferencing, wiki, forum and especially Moodle as a tool to provide the centralization of ICT in a single environment, facilitating the organization of the group
Subject: Software livre
Comunidades virtuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação como humanização
Tecnologia da informação e comunicação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FT - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aguado_AlexandreGarcia_M.pdf4.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.