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Type: Artigo de periódico
Title: Triagem auditiva em escolares de 5 a 10 anos
Title Alternative: Auditory assessment in the school-age children
Author: Colella-Santos, Maria Francisca
Bragato, Gisele Rasera
Martins, Paula Maria Faria
Dias, Amanda Ballarin
Abstract: PURPOSE: to analyze schoolchildren's performance in hearing screening, considering male and female genders and ages in groups I, II and III. METHODS: two-hundred and eighty-seven male and female schoolchildren, 5 to 10-year old, who attended the Child and Adolescent Program - University of Campinas (Prodecad/Unicamp), were evaluated. Hearing screening was constituted by meatoscopy, imitanciometry - tympanometry, and acoustic reflex research, in addition to tests which comprise the simplified evaluation of hearing process. RESULTS: considering imitanciometry, 60.6% of schoolchildren presented normal median ear conditions, in addition to integrity of hearing tracts up to encephalic trunk. Fifty-six percent of schoolchildren presented good results in the hearing screening process. Groups I and II presented a larger number of children who failed in hearing screening, considering either imitanciometry or hearing processing tests. CONCLUSION: hearing screening is an effective way to determine the adequate conduct to be adopted with schoolchildren regarding peripheral hearing loss and/or hearing abilities.
OBJETIVO: analisar o desempenho de escolares na triagem auditiva, considerando-se o sexo masculino e feminino e a faixa etária-grupos I, II e III. MÉTODOS: foram avaliados 287 escolares de cinco a dez anos, do sexo feminino e masculino, que frequentavam o PRODECAD (Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente) da UNICAMP. A triagem auditiva foi constituída pela meatoscopia, imitanciometria - timpanometria e pesquisa do reflexo acústico, além dos testes que compõem a avaliação simplificada do processamento auditivo. RESULTADOS: na imitanciometria, 60,6% (N=174/287) dos escolares passaram. Constatou-se que houve diferença estatisticamente significante entre a curva timpanométrica e os grupos estudados. A curva do tipo A foi mais frequente nas crianças maiores, do grupo III. Além disso, o Grupo III apresentou maior número de resposta presente para o reflexo acústico, sendo a diferença entre os grupos estudados estatisticamente significantes. Observa-se que os escolares desse estudo apresentaram mais dificuldade em memorizar sequência de sons ou ordenação temporal do que localizar a fonte sonora. CONCLUSÃO: com base na análise dos resultados obtidos neste estudo foi possível concluir que na imitanciometria, 60,6% dos escolares passaram, ou seja, apresentaram condições de orelha média normais, além de integridade de vias auditivas até o tronco encefálico. Passaram na triagem do processamento auditivo, 56% dos escolares. Com relação aos grupos estudados, os grupos I e II apresentaram um número maior de crianças que falharam na triagem auditiva, considerando-se tanto a imitanciometria, como os testes de processamento auditivo.
Subject: Audição
Criança
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Triagem
Hearing
Child
Auditory Perception
Hearing Tests
Triage
Editor: CEFAC Saúde e Educação
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1516-18462009000800013
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000800013
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000800013
Date Issue: 1-Dec-2009
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

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